ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Agetran estuda mudança na carga e descarga para melhorar trânsito

Alan Diógenes | 07/02/2015 10:30
Novas alterações visam evitar que veículos de carga e descarga atrapalhem o fluxo de veículos. (Foto:Marcelo Calazans)
Novas alterações visam evitar que veículos de carga e descarga atrapalhem o fluxo de veículos. (Foto:Marcelo Calazans)

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) está estudando alterar os critérios para o tráfego de carga e descarga na área central de Campo Grande. O objetivo é arrumar uma forma de que os veículos de carga, como carretas e caminhões, não atrapalhem o fluxo de veículos nesta região movimentada da Capital.

No dia 27 de janeiro deste ano, a agência realizou uma reunião com os representantes do Sindiconstru (Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Materiais de Construção), Simpetro (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência) de Mato Grosso do Sul), Sindicargas (Sindicato dos Transportadores de Carga), representantes do setor de distribuição de bebidas, dos supermercados e atacadistas, entre outros. O objetivo foi discutir quais alterações serão feitas.

“Nós discutimos as peculiaridades de cada setor para que possamos elaborar uma legislação justa e aplicável, com o objetivo de organizar e melhorar a fluidez e segurança de todos os usuários da via. As limitações de carga e horários estão sendo discutidas e ainda poderão sofrer alguma alteração ou ajuste”, explicou a diretora adjunta da Agetran, Barbara Andréa Marchesini.

O vice-presidente do Sindiconstru, Fabio Angelo Bigolin, ressaltou que as mudanças provocarão impactos e por isso é preciso tempo hábil para adequação, como por exemplo ao turno noturno para descarga em CD (Centro de Distribuição). “Antes das alterações precisamos alertar a população, que vive no entorno dos CDs e lojas, também sobre como se darão as entregas aos clientes na zona máxima de restrição”, destacou.

O diretor executivo do Sindiconstru, Mário Sérgio Marinho, falou com foi a reunião com a Agetran. “Apresentamos alguma propostas que poderão alterar a minuta do decreto. Eles anotaram e estão fazendo um estudo para que tudo seja adequado conforme nossas necessidades. Pelas novas alterações, p serviço de carga e descarga acontecerá no período noturno”, apontou.

Caso sejam aprovadas, as novas regras para veículos maiores de 6,31 metros até 7,80 metros de comprimento, será proibido o tráfego, a circulação, o estacionamento e a operação dos serviços de carga e descarga no horário compreendido entre as 10h até às 19h. Os veículos de 7,81 metros até 14 metros ficam proibidos de trafegar, estacionar e operar serviços de carga e descarga no horário compreendido entre as 07h até as 19h.

Já os veículos acima de 14 quatorze metros estão impedidos de realizar estes serviços do período entre 06h até as 19h. A diretora adjunta da Agetran, Barbara Andréa Marchesini, informou que a pretensão é que as mudanças ocorram em cinco meses.

Regras atuais - O atual decreto determina que o tráfego, estacionamento e operação de carga e descarga de caminhões na área central sejam feitos em certos horários, conforme a capacidade máxima de carga útil do veículo. De segunda a sexta-feira veículos até uma tonelada tem horário livre; de 5 toneladas podem trafegar e descarregar das 20h às 10h; de 12 toneladas das 20h às 9h; de 12,5 das 20h às 7h e de 18 toneladas das 20h às 6h. Nos sábados é permitido o serviço de carga e descarga a partir das 14h e nos domingos e feriados o horário é livre.

Comprimento dos veículos serão levadas em conta para permissão do tráfego. (Foto: Arquivo)
Comprimento dos veículos serão levadas em conta para permissão do tráfego. (Foto: Arquivo)
Nos siga no Google Notícias