ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Além de desistir na fila, "sommelier de vacina" agora cobra 3ª dose

Motorista de aplicativo se recusou a tomar Coronavac, mas estudos já sinalizam para reforço em todas vacinas

Ângela Kempfer | 29/07/2021 15:15



O retorno da Coronavac como 1ª dose contra a covid, em Campo Grande traz de volta os chamados "sommeliers de vacina". Mas agora, com uma justificativa extra para escolher o imunizante.

Na tarde desta quinta-feira (29), motorista de aplicativo foi até o drive-thru do Albano Franco e quando descobriu que só estava disponível a Coronavac, ele desistiu. A alegação apresentada à enfermeira é a suposta necessidade de 3ª dose para “fazer efeito”.

“Me recusei porque os estudos que estão afirmando que (Coronavac) não está sendo eficaz e que, provavelmente, terá que aplicar uma terceira dose, para assim garantir a imunização da vacina”, argumentou Fábio Lopes, que enviou o vídeo ao Campo Grande News. “Questionei se haveria outra (3ª dose), eles disseram que não”, reclama.

A prefeitura de Campo Grande diz que desistências atualmente são casos isolados e que ocorrem, na maioria das vezes, por discursos ideológicos.

Verdade sobre 3ª dose

É notória no Brasil, a briga política entre governo de São Paulo e Governo Federal em relação à Coronavac. Enquanto o Ministério da Saúde anunciou nesta semana que iria iniciar pesquisa para atestar a necessidade de 3ª dose da Coronavac, o Instituto Butantan, que produz a vacina no Brasil, publicou que todos os grandes produtores de vacinas estão iniciando estudos iguais, no sentido de avaliar uma dose adicional de vacina ou a combinação de vacinas.

Realmente, na semana passada, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também autorizou a realização de estudo clínico para aplicação de uma terceira dose da vacina Astrazeneca em voluntários que receberam as duas doses iniciais, com o intervalo de quatro semanas.

Israel também anunciou que está considerando aplicar uma terceira dose da vacina da Pfizer/BioNTech na população idosa, considerando que a aplicação pode aumentar de cinco a dez vezes os níveis de anticorpos contra a covid-19. A dose de reforço teria aplicação seis meses após a segunda. Mas tudo ainda segue na fase de estudos.

Até da Janssen, considerada a queridinha entre as vacinas por ser dose única, corre o risco de voltar à campanha com reforço. Neste caso, especialistas estão avaliando o reforço de vacinas da Pfizer/BioNTech ou da Moderna, baseadas em RNA mensageiro para quem tomou a vacina da Johnson & Johnson, devido à prevalência crescente da variante Delta, mais contagiosa do coronavírus.

Nos siga no Google Notícias