ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Antes mesmo de notificação, médicos recorrem para manter greve

Sindicato foi à Justiça contra decisão favorável à prefeitura, sob argumento de que caso deve ser julgado pelo TJ

Anahi Zurutuza | 26/06/2017 16:09
Profissional em posto de saúde da Capital; só 30% dos médicos estão trabalhando nas unidades 24 horas, segundo sindicato (Foto: Marcos Ermínio)
Profissional em posto de saúde da Capital; só 30% dos médicos estão trabalhando nas unidades 24 horas, segundo sindicato (Foto: Marcos Ermínio)

Antes mesmo de ser citado da decisão judicial que decretou a ilegalidade da greve dos médicos na sexta-feira (23), a defesa do SinMed (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul) alegou que o juízo de 1ª instância não é competente para julgar o caso. A ação deveria ter sido remetida, conforme os advogados da entidade, ao TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

A defesa do sindicato usou uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) para embasar o pedido de revogação da decisão. “As greves de âmbito local ou municipal serão dirimidas pelo Tribunal de Justiça ou Tribunal Regional Federal com jurisdição sobre o local da paralisação, conforme se trate de greve de servidores municipais, estaduais ou federais”, diz a sentença.

O SinMed protocolou o recurso no início da tarde desta segunda-feira (26), mas só foi citado da decisão por volta das 15h30.

De acordo com a assessoria de imprensa, o presidente do sindicato, Flavio Freitas Barbosa, assinou a notificação levada à sede da entidade por um oficial de justiça, embora a defesa do SinMed considere a decisão do juiz José Eduardo Neder Meneghelli, da 1ª Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos de Campo Grande, nula.

Sede do Tribunal de Justiça; para a defesa de sindicato, só 2ª instância pode julgar greve (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Sede do Tribunal de Justiça; para a defesa de sindicato, só 2ª instância pode julgar greve (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Decisão – No início da noite de sexta-feira, a pedido da Prefeitura de Campo Grande, a Justiça determinou a suspensão da greve dos médicos que estava marcada para começar hoje às 7h.

De acordo com procurador-geral do município, Alexandre Ávalo Santana, o pedido liminar foi entregue na tarde daquele dia. “Alegamos que há descumprimento da lei de greve, já que essa paralisação não cumpre os requisitos necessários, não há o quantitativo mínimo pedido pela legislação", comentou na sexta-feira com a reportagem.

A prefeitura argumentou ainda que não foram esgotadas todas as negociações com a categoria e além disso, que os salários dos profissionais está em dia.

Caso a decisão são seja cumprida, o juiz estipulou multa diária de R$ 10 mil, que terão de sair do patrimônio pessoal do presidente do SinMed (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul), Flavio Freitas Barbosa, ao invés dos cofres do sindicato.

A greve por enquanto está mantida, segundo a assessoria de imprensa do sindicato.

Greve - Na terça-feira (20), os médicos da prefeitura anunciaram que entrariam em greve caso não conseguissem um acordo com a administração municipal. A categoria já rejeitou duas propostas de reajustes e segue sem aumento de salário.

A segunda proposta da prefeitura foi de 6% de reajuste no plantão e 30% na gratificação por desempenho. A discussão sobre o reajuste salarial já dura quase dois meses, sendo que os médicos solicitaram aumento de 27,5%, inicialmente.

Eles alegam que o valor pedido corresponde à correção da inflação dos últimos três anos. No detalhamento dessa proposta, apresentado na terça, a categoria considerou a inflação de 22,94% de 1º de maio de 2014 a 29 de fevereiro deste ano, mais a inflação prevista para 2017, que é 4,15%.

Antes mesmo de notificação, médicos recorrem para manter greve
Nos siga no Google Notícias