ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Anvisa suspende lote aplicado em pacientes com câncer da Santa Casa

Zana Zaidan | 18/07/2014 16:36
O lote foi suspenso depois que a Santa Casa notificou as mortes para a Anvisa (Foto: Marcelo Calazans)
O lote foi suspenso depois que a Santa Casa notificou as mortes para a Anvisa (Foto: Marcelo Calazans)

Depois de três mortes consecutivas, - nos dias 10, 11 e 12 de julho - de pacientes da quimioterapia da Santa Casa de Campo Grande, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu o uso de um lote do medicamento cinco-fluoracil, o 5-FU. A decisão foi tomada após ser constatado que as três vítimas tomavam doses deste mesmo lote. Por ser a agência reguladora nacional, a decisão vale para todo o Brasil.

A informação foi repassada pela Anvisa à Santa Casa, disse a chefe da Comissão de Controle de Infectologia do hospital, Priscilla Alexandrino, durante coletiva de imprensa realizada na tarde de hoje (18).

Conforme o presidente da Santa Casa, Wilson Teslenco, 41 pacientes da quimioterapia também foram medicados com o mesmo lote de 5-FU, mas não apresentaram efeitos colaterais graves – exceto por uma mulher, que estaria internada, mas passa bem e está prestes a receber alta, acrescentou.

Até o momento, explica Priscilla, foi verificada a aplicação do mesmo lote do 5-FU nos quatro casos de reações graves, além de doses do lelcovorin (ácido folínico), que potencializa os efeitos do primeiro. Os demais lotes do 5-FU não foram suspensos, e se necessário, podem ser aplicados nos 200 pacientes que hoje fazem quimioterapia na Santa Casa.

Investigação - Priscilla também foi nomeada responsável por outra comissão – de Instauração de Óbito Aplicada (esta temporária) - criada para investigar a causa das mortes. A previsão é que o trabalho seja concluído em 30 dias.

O objetivo é constatar se o medicamento foi responável ou causado por erro humano, caso as doses tenham sido manipuladas equivocadamente. 

O Campo Grande News apurou que, dois meses atrás, um dos farmacêuticos do Centro de Oncologia e Hematologia de Mato Grosso do Sul, empresa terceirizada que presta serviços de quimioterapia para a Santa Casa de Campo Grande, foi substituído.

Questionado, Teslenco afirmou não ter conhecimento do fato. "Trata-se de uma empresa terceirizada, que presta serviços para nós. Por isso, é de competência exclusiva deles contratar ou demitir funcionários". 

Segundo o presidente do hospital, o Centro não teria notificado a Santa Casa sobre as mortes, que só tomou conhecimento dos fato pela imprensa e, por isso, pode ter o contrato da quimioterapia suspenso ou até mesmo ser responsabilizada criminalmente, acrescentou.  


Nos siga no Google Notícias