ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Ao abrir julgamento de assassino, juiz faz manifesto contra posse de armas

Para o magistrado que atua há mais de dez anos em casos de homicídio, armar a população é um deflagrador de violência

Viviane Oliveira e Bruna Pasche | 31/01/2019 09:37
Juiz Carlos Alberto Garcete durante Tribunal do Júri, nesta manhã  (Foto: Bruna Pasche)
Juiz Carlos Alberto Garcete durante Tribunal do Júri, nesta manhã (Foto: Bruna Pasche)

Antes de presidir mais um julgamento nesta manhã (31), o juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida, da 1ª Vara do Tribunal do Júri, se manifestou contra o decreto que facilita a posse de armas, assinado no dia 15 pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). Para o magistrado que atua há mais de dez anos em casos de homicídio, a flexibilização do armamento é um deflagrador de violência.

“Todos que lidam na área criminal têm essa mesma opinião. Principalmente para quem mexe com a vara de violência doméstica e crimes como feminicídio. Essas armas estatisticamente não serão usadas contra bandidos”, afirmou. 

Conforme Garcete, a ideia da população é contrária a dele, pois há um clamor pelo armamento. “As pessoas precisam lutar por segurança de qualidade.Tem gente que compra arma, faz curso de uma hora e depois não sabe nem segurar o revólver. Só no ano passado passaram pela 1ª vara do Tribunal do Júri 137 réus por delitos relacionados a arma de fogo e arma branca", disse.

Ao assinar o decreto, o presidente Jair Bolsonaro disse que devolve à população a liberdade de decidir sobre a compra de armas de fogo. “Por muito tempo, coube ao Estado determinar quem tinha ou não direito de defender a si mesmo, à sua família e à sua propriedade. Hoje, respeitando a vontade popular manifestada no referendo de 2005, devolvemos aos cidadãos brasileiros a liberdade de decidir”, afirmou durante a cerimônia. 

Julgamento - Garcete preside nesta quinta-feira o julgamento de Cláudio Fellipe Simões Duarte, acusado de matar com tiro no pescoço, Júnior Cézar Borges da Silva, de 41 anos. O crime aconteceu após uma discussão por causa de um jet ski, na Rua Guarapuava, no Jardim Panorama, em fevereiro de 2016. O resultado do julgamento deve ser divulgado à tarde. 

Nos siga no Google Notícias