ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Com apito, agente conseguiu evitar fuga no presídio de segurança máxima

Ana Paula Carvalho | 02/05/2011 19:10

Policiais só desconfiaram de que algo estava errado porque ouviram o som do apito.

Apito impediu fuga de preso (Foto: João Garrigó)
Apito impediu fuga de preso (Foto: João Garrigó)

A tentativa de fuga de dois detentos do Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande poderia ter dado certo se não fosse um dos agentes penitenciários ter soado o alarme de que algo estava errado, utilizando um apito.

“Ele estava passando pelo pátio quando nos viu com os presos. Ele percebeu que estava acontecendo alguma coisa e apitou”, lembra o agente penitenciário que levou uma coronhada de Carlos Henrique da Silva, vulgo “Danone”, de 31 anos, ao ser rendido.

Foi após ouvir o apito que os policiais militares que ficam na “muralha” perceberam a tentativa de fuga e acionaram o alarme.

“Quando eles ouviram o apito, subiram na muralha e então eu ouvi um disparo de arma de fogo e logo em seguida os policiais também dispararam”, diz o agente, que pediu para não ser identificado.

A ação rápida comprometeu a fuga de Carlos Henrique e Adilson Pereira. “O apito é a única arma que nós agentes temos e ele usou como pode”, afirma o agente penitenciário.

Apesar do agradecimento dos colegas, o agente que percebeu primeiro a movimentação dos presos preferiu ficar calado, sem entrevistas. Ele prestou depoimento na tarde de hoje, mas se calou aos jornalistas, alegando cumprir ordens superiores.

Toda a ação, desde o momento em que os presos fingiram passar mal, até quando os policiais começam a atirar, envolveram três agentes penitenciários.

Dois deles foram abordados por Carlos e Adilson no pavilhão 4 da penitenciária (ala da saúde) e levados para o pátio que dá acesso a saída do presídio.

Um chegou a ser feito de refém junto com mais 9 pessoas. O terceiro agente, passava pelo pátio e percebeu a movimentação. “Eu trabalho como agente penitenciário há seis anos e nunca havia passado por algo assim”, diz o servidor que levou a coronhada.

Fuga frustrada: Adilson Pereira não conseguiu fugir (Foto: João Garrigó)
Fuga frustrada: Adilson Pereira não conseguiu fugir (Foto: João Garrigó)
Presidiario Carlos Henrique da Silva deu uma coronhada em um agente penitenciário (Foto: João Garrigó)
Presidiario Carlos Henrique da Silva deu uma coronhada em um agente penitenciário (Foto: João Garrigó)
Nos siga no Google Notícias