ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Após afastamento de servidores por suspeita de tortura, Unei tem novo diretor

No dia 24 de janeiro, diretor e agente de segurança da unidade foram afastados dos cargos, por decisão da Justiça

Luana Rodrigues | 30/01/2017 14:03

A Unei (Unidade Educacional de Internação) Dom Bosco de Campo Grande tem novo diretor. A nomeação do agente de segurança, Halison da Silva Araújo, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (30).

Segundo a publicação, a nomeação é retroativa ao dia 24 de janeiro, data em que o então diretor da unidade, Jean Lesseski Gouveia, e o agente de segurança, Maurício César Lagoa, foram afastados de seus cargos, suspeitos de permitirem crimes de tortura a reeducandos da unidade de internação.

O afastamento dos servidores assinado pelo secretário-adjunto da Sejusp (Estado de Justiça e Segurança Pública), Antônio Carlos Videira, foi publicado no dia 23 deste mês, no Diário Oficial do Estado, em atendimento à determinação  de duas ordens judiciais.

Os processos estão sob sigilo, contudo um relatório do SNPCT (Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura), órgão federal vinculado à Secretária de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, indica a prática de tortura e abuso de autoridade contra adolescentes de 12 a 20 anos.

A vistoria à unidade, que fica na saída para Três Lagoas, foi feita em setembro do ano passado. No mês de novembro, o Campo Grande News já havia divulgado os dados do relatório.

Durante à visita, foi constatado que a tortura era uma prática recorrente e disseminada na unidade. “Os relatos de ameças, agressões físicas e psicológicas são constantes na unidade”, diz o texto. Ainda conforme o relatório, esta prática criminosa varia desde agressão física direta, até a utilização do frio, da umidade e da privação de saneamento básico.

A unidade dispõe de 75 servidores, sendo 59 agentes, dois motoristas, dois gestores de artes, cinco assistentes sociais, cinco psicólogas, um inspetor de disciplina e o diretor (que foi afastado). Além desses, há outros três profissionais da enfermagem, um médico, e mais 13 professores, vinculados à Secretaria de Estado de Saúde e a Secretaria de Estado de Educação, respectivamente.

Nos siga no Google Notícias