ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Após ‘chamada’, Prefeitura corrige carnês do IPTU emitidos pela internet

TCE-MS determinou correção pela manhã; data de validade dos boletos vencia dia 31 de dezembro, confundindo contribuintes

Anahi Zurutuza | 21/12/2016 16:58
Boletos emitidos pela internet (Foto: PMCG/Divulgação)
Boletos emitidos pela internet (Foto: PMCG/Divulgação)

Depois que o TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) determinou que em 24 horas, a Prefeitura de Campo Grande corrigisse os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) emitidos pela internet, cujo vencimento estava para o dia 31 de dezembro, o município resolveu o problema. De acordo com a assessoria de imprensa da administração municipal, as guias já estão saindo com data de pagamento para o dia 10 de janeiro.

Ainda conforme a assessoria de comunicação, não era o vencimento da cobrança que estava saindo para o dia 31, mas a validade do boleto, erro que o IMTI (Instituto Municipal de Tecnologia da Informação) foi acionado e, a princípio, resolveu.

Na decisão, o conselheiro Ronaldo Chadid mandava que o vencimento mudasse para 10 de janeiro, considerando que “o fato representa flagrante antecipação de receita e consequente crime de responsabilidade”.

No dia 8 de dezembro, Chadid já havia determinado o bloqueio temporário dos valores arrecadados pela prefeitura com a cobrança antecipada do IPTU 2017, que já teve os carnês enviados para a população. Conforme o conselheiro, o atual prefeito Alcides Bernal (PP) não poderia utilizar os recursos, uma vez que tal arrecadação é considerada antecipação de receita nociva à administração - ação popularmente conhecida como “pedalada fiscal”.

A decisão do TCE atendeu representação do vereador reeleito Chiquinho Telles (PSD). Na ocasião, o prefeito reclamou, dando a entender que o tributo era esperado pelo município na composição do pagamento do 13º salário dos servidores.

Nos siga no Google Notícias