ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Após morte, funcionários de empresa fazem cadastro para doação de medula

Aliny Mary Dias | 23/09/2014 10:43

Sensibilizados com a morte da Carolzinha, a menina de 12 anos que morreu à espera de um transplante de medula, funcionários da empresa de tecnologia Dígitho Brasil se mobilizaram para doar os 5 ml de sangue necessários para inclusão no cadastro de doadores de medula óssea.

Um ônibus do Hemosul está desde às 8 horas desta terça-feira (23) na sede da empresa, situada no Jardim TV Morena, e a adesão é total dos funcionários. No local é feita a coleta e o cadastro dos possíveis doadores.

De acordo com a Hemorrede, qualquer pessoa que tenha de 18 a 54 anos pode se cadastrar no banco internacional de doadores. Diferente da doação da sangue, não há restrição quanto à alimentação, pode estar ou não de jejum e inclusive ter ingerido bebida alcóolica nas últimas horas.

São coletados de 5 a 10 ml de sangue e o doador precisa preencher um cadastro. Os dados são armazenados em um sistema que cruza os dados de pacientes que aguardam por uma medula. Caso a compatibilidade seja confirmado, novos exames são pedidos para o doador e só depois disso o transplante, que é um procedimento bastante simples, é feito.

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), a probabilidade de um paciente conseguir encontrar um doador compatível é de 1 para 100 mil.

Nos siga no Google Notícias