ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Após reunião com governo, educação encerra paralisação sem acordo

A categoria quer 7,64% de reajuste salarial e abono de R$ 200 para os funcionários administrativos; o Estado pede mais prazo

Lucas Junot e Willian Leite | 30/05/2017 13:18
Professores e funcionários administrativos realizaram protestos em frente à governadoria,
nesta terça-feira (30) (Foto: André Bittar)
Professores e funcionários administrativos realizaram protestos em frente à governadoria, nesta terça-feira (30) (Foto: André Bittar)

Depois de meia hora, terminou sem acordo a reunião entre representantes do governo e a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul). Servidores da Educação pedem reajuste de 7,64% e abono salarial de R$ 200 para professores e funcionários administrativos.

O presidente da federação, Roberto Botarelli, saiu sem dar detalhes da conversa, afirmando apenas que não houve consenso. O governo do Estado também não comentou a reunião. Com o resultado, manifestantes também baixaram bandeiras e cartazes e dispersaram. A Fetems também não falou sobre novos protestos e paralisações. 

Conforme a Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS), o aumento é assegurado pela Lei 11.738/2008, a chamada Lei do Piso, e pela Lei Complementar Estadual n.º 200/2015.

Por meio de nota, o Governo do Estado disse que a SAD (Secretaria de Administração) apresentou proposta que "prevê a todos os professores da ativa a garantia de continuarem recebendo no mínimo um salário equivalente ao piso nacional, onde está prevista jornada de 40h semanais".

"Foi proposta ainda a repactuação dos prazos para aplicação de reajuste sobre a Lei do Piso, com prorrogação para 2018, em virtude da queda da receita estadual", diz a nota.

O governo do Estado pede que a categoria espere até agosto deste ano, para realização de uma nova reunião. Os sindicalistas que representam os servidores administrativos realizam uma nova reunião amanhã (31), onde voltarão a debater o abono salarial.

Cerca de 80% dos alunos da Rede Estadual de Ensino está sem aula nesta terça-feira (30) por causa da paralisação dos servidores da Educação, professores e administrativos. De acordo com o presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS), Roberto Botareli, cerca de 25 a 30 mil profissionais pararam sua atividades hoje.

Mato Grosso do Sul tem 266.255 estudantes matriculados, ou seja, 213.004 alunos ficaram em casa hoje. Ao todo são 183 escolas em tempo integral e 368 de ensino regular, conforme dados da Sed (Secretaria Estadual de Educação).

Os servidores chegaram a se reunir na rotatória da avenida Afonso Pena com o Parque dos Poderes, para um ato em frente a Sed. A paralisação atinge 68 municípios do interior.

Nos siga no Google Notícias