ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Após visita, presidente de conselho diz que Scooby está bem e brincalhão

Fabiano Arruda | 21/08/2012 17:35
Conselho divulgou foto informando que Scooby está saudável. (Foto: Reprodução Facebook)
Conselho divulgou foto informando que Scooby está saudável. (Foto: Reprodução Facebook)

A presidente do CRMV/MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul), Sibele Cação, afirmou, nesta terça-feira, que o cão Scooby, que esteve no meio de uma polêmica sobre maus tratos de animais e reascendeu a discussão sobre leishmaniose, está bem.

Ela afirmou que fez uma primeira visita ao animal no último dia 8 e também hoje. “Ele está respondendo muito bem ao tratamento, está alegre e brincalhão. O protocolo que está sendo utilizado foi devidamente publicado em revista científica, o que nos deixa tranquilos em relação ao tratamento aplicado no cão”, afirma, segundo entrevista publicada no site do CRMV.

A presidente do órgão ainda afirma que prosseguirá com as visitas a Scooby a cada quinze dias e que tem cópias dos exames, prontuários, receitas e relatórios emitidos pela veterinária responsável pelo animal, com quem ela revela manter contato.

No último dia 6, em audiência com o prefeito Nelsinho Trad (PMDB), Cação disse que pediu a localização de onde Scooby está internado e sob tratamento, mas garantiu que manterá o estabelecimento veterinário em sigilo.

A médica veterinária responsável por cuidar do cão pediu o segredo, argumentando que o conhecimento público de seu paradeiro traria transtornos tanto para o animal quanto para seu estabelecimento.

“Ele (Scooby) representa o exemplo concreto do que nós estamos defendendo há tempos, de que o tratamento, quando bem aplicado, resulta na cura clínica do animal, não colocando o ser humano em risco, pois outros dispositivos são utilizados, além da administração de medicamentos, como o uso de coleira repelente contra o flebótomo, verdadeiro transmissor da doença”, comentou Sibele, ainda conforme informações do site do CRMV.

Comoção - Scooby ficou conhecido, no início do mês passado, após ser amarrado em uma moto e arrastado até o CCZ (Centro de Controle de Zooonoses).

O dono alegou que o animal estava com sintomas de leishmaniose e que só o amarrou à moto para levar até o local porque havia chamado e o Centro não havia enviado equipe ao local.

O animal virou motivo de uma campanha na internet para que não fosse submetido à eutanásia - procedimento padrão para cães diagnosticados com a doença. A Prefeitura também recebeu pedidos de adoção.

Nos siga no Google Notícias