A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

12/03/2015 16:48

Atraso, superlotação e falta de ônibus no caminho da universidade

Alan Diógenes
Usuário do transporte coletivo é obrigado a conviver com a superlotação em seu cotidiano. (Foto: Alcides Neto)Usuário do transporte coletivo é obrigado a conviver com a superlotação em seu cotidiano. (Foto: Alcides Neto)
Estudante disse que falta de respeito é constante dentro dos ônibus. (Foto: Alcides Neto)Estudante disse que falta de respeito é constante dentro dos ônibus. (Foto: Alcides Neto)

O ônibus que sai do Terminal General Osório e leva os estudantes a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) é considerado uns dos mais lotados pelos usuários no período noturno. Os veículos saem tão cheios, que não param para mais ninguém no percurso de até 40 minutos até a instituição, deixando no caminho idosos e cadeirantes, que precisam ir até a clínica médica ou moram na região.

A situação grave foi denunciada pelos usuários que utilizam os ônibus todos os dias. “Durante a noite o ônibus vem tão cheio que não está parando nem para pessoas idosos, com muletas as vezes que vem até aqui fazer tratamento. Não cabe ninguém por que além dos estudantes o ônibus traz os moradores”, explicou a estudante de Psicologia Elainey Caroliny Ramos, 18 anos.

Para o estudante Eduardo Gomes, 25, o problema maior não é a superlotação e sim o desrespeito que acontece dentro dos veículos. “Se você ver a quantidade de pessoas idosas que seguem viagem em pé. Pessoas jovens estão sentadas e não cedem lugar a quem precisa. Presencio isso todos os dias e já virou rotina. É uma tremenda falta de respeito”, destacou.

A estudante de Engenharia Civil Caroline Rodrigues, 19, se sente prejudicada quanto aos estudos, porque raramente consegue chegar no horário das aulas. “Como o ônibus sempre está cheio e não tem como entrar, muitas vezes acabei perdendo provas e trabalhos. Olha teve vezes que eu até parei na frente do ônibus para o motorista parar, parece brincadeira mas não é. A gente acaba perdendo o limite e paciência”, comentou. 

Elainey disse que ônibus não está parando nem para idosos e cadeirantes, devido a superlotação. (Foto: Alcides Neto)Elainey disse que ônibus não está parando nem para idosos e cadeirantes, devido a superlotação. (Foto: Alcides Neto)
Amanda se sente prejudicada no estudos, por que já perdeu provas devido a demora do ônibus. (Foto: Alcides Neto)Amanda se sente prejudicada no estudos, por que já perdeu provas devido a demora do ônibus. (Foto: Alcides Neto)

Amanda Costa Oliveira, 18, estudante de Direito passa por situação semelhante. “Tenho que fazer trabalhos a tarde e como trabalho o tempo é muito corrido, como dependo do ônibus que quase não existe neste período acabo tendo que vir à faculdade fazer as coisas em meia hora. Todo dia é mesma coisa, não dá mais para suportar”, mencionou.

Ian Felipe da Costa, 22, tem aulas aos sábados, dia em que a empresa do transporte coletivo retira alguns ônibus de circulação. “Fico mais de uma hora para pegar uma condução. Durante a semana é pior por conta da superlotação. Para mim deveria existir mais ônibus. A tarifa subiu, mas não existe conforto nenhum, você vai exprimido, apertado”, apontou.

O morador Wesley Santos, 27, é funcionário público e precisa pegar uma condução até o serviço na área central. Ele conta que demora cerca de 1h15 minutos para chegar ao destino, fora o tempo que leva para se preparar para ir ao trabalho. “Tem que ter mais veículos não tem outra maneira de arrumar isso. Eu saio aqui da UCDB e vou em pé até o centro, porque é impossível conseguir um assento. A gente acaba se acostumando com a rotina”, finalizou.

A assessoria de imprensa do Consórcio Guaicurus informou que o problema de superlotação no transporte coletivo é nacional, mas que o município deveria criar um plano diretor de transporte para resolver o problema. Segundo a empresa, se mais veículos forem colocados em circulação, o trânsito ficará mais caótico do que já é na Capital.

Sem ter onde ficar, passageiro segue viagem nos degraus apesar de aviso de segurança. (Foto: Alcides Neto)Sem ter onde ficar, passageiro segue viagem nos degraus apesar de aviso de segurança. (Foto: Alcides Neto)
Universidade do MS recebe certificação de excelência em gestão
Será recebida pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) em solenidade que acontece na próxima segunda-feira (18) o certificado de excelência em ges...
Águas Guariroba continua com campanha de renegociação de dívidas
Vai até o dia 29 deste mês a campanha "Fique em Dia", realizada pela Águas Guariroba para renegociar as dívidas que os consumidores têm com a empresa...
Prefeitura e TJ prorrogam renegociação de dívidas ajuizadas até 3ª
O programa de refinanciamento de dívidas da Prefeitura de Campo Grande foi prorrogado até o dia 19 de dezembro, a próxima terça-feira, no Centro de C...


Se o onibus da UCDB é lotada experimenta pegar o onibus 070 na saida da faculdade Uniderp á noite ,a parte das 3 leis de newton não se aplica pois la ate 05 corpos ocupam o mesmo lugar ,sem contar na demora pra passar o coletivo e quando passa ja esta super lotado e ficamos quase uma hor de um oibus para o outro ,sugiro uma reportagem com urgencia,Socorro os alunos da Uniderp pedem Socorro!!!!!
 
edilene em 13/03/2015 16:00:04
Como se fosse só a UCDB sofrendo em questão de ônibus, e na UNIDERP que tem que fica, dependendo do horário que termina a aula, até 40 minutos esperando, ai quando vem, só vem 1 e vai enchendo de aluno, fica difícil também.
 
Simone em 13/03/2015 09:56:23
Que conversa é essa que é no período noturno somente? minha filha estuda no período matutino e todo dia é o mesmo sofrimento. É uma guerra para conseguir entrar nesse ônibus. Falta de respeito, passam super lotados, motoristas mal educados , fora que os estudantes e cadeirantes disputam por lugares pq afinal todos dependem de onibus caríssimo e nunca chegam no horário. Para voce conseguir entrar em um coletivo desses, no mínimo 40 minutos e já houve dias voce ter que esperar 3 onibus passarem para voce pedir pelo amor de Deus para entrar no 4 onibus. E essa resposta do Guaicurus em dizer que haverá super lotação no trânsito dá até nojo. PAGAMOS IMPOSTOS SENHORES! SOMOS GENTEEEE. VOCES LEVAM SEUS FILHOS DE CARRO. PEGUEM 01 DIA ESSA LINHA P VEREM O QUE É BOM PARA TOSSE
 
Val em 13/03/2015 09:39:32
Esse horário que vocês foram esta tranquilo.. Busão ta até vazio.. Vai na hora da saída, no final da aula (22:30hrs) dentro do onibus. É gente no teto, na roda, no freio.. coisa de louco.
 
Pâmela Maria Ap. de Arrua em 13/03/2015 07:44:12
Agora vai ver se o Sr. João Rezende enfrenta os ônibus superlotados. Não só a UCDB sofre com isso. Durante a noite, os acadêmicos da Anhanguera-Uniderp e da Estácio sofre com a superlotação dos ônibus da linha 070. Uma vergonha, fora que eles (Consórcio Guaicurus) retiraram todos os articulados da linha, gerando transtornos.
 
canogo em 12/03/2015 23:29:45
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions