ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Atuação em acidentes com várias vítimas é tema de curso em UPA

Nyelder Rodrigues | 29/01/2018 23:34

Técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e outros profissionais que atuam na saúde municipal participaram de um treinamento oferecido pelo Corpo de Bombeiros para atendimento a ocorrências com múltiplas vítimas. A aula foi ministrada pelo subtenente Ênio Mendes Conturbia.

O objetivo do curso, realizado no auditório da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino, é ambientar e ofertar aos profissionais da área da saúde as metodologias de atendimento pré-hospitalar em casos de grandes acidentes ou mesmo medianos, envolvendo muitas pessoas.

Foram dadas orientações sobre o processo de triagem que, nestes cenários, tem como objetivo racionalizar e organizar a atuação das equipes de socorristas por meio do estabelecimento de prioridades, tanto de atendimento quanto de transporte a uma unidade hospitalar para tratamento definitivo.

O coordenador do serviço de Urgência Emergência da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Yama Albuquerque Higa, falou da importância de ofertar aos profissionais orientações sobre como agir em casos de grandes acidentes, uma vez que é preciso que todos estejam preparados.

"É extremamente necessário que a gente trabalhe com todos os cenários. Em casos de um tragédia de grandes proporções é necessário que nosso profissionais estejam conscientes dos métodos e estratégias a serem utilizadas para garantir o melhor atendimento à vítima", pondera.

O método de triagem mais utilizado em em casos de multiplas vítimas é o Start (Simple Triage And Rapid Treatment), que, traduzindo para o português, significa Triagem Simples e Tratamento Rápido.

Após a avaliação de cada vítima, são atribuídas as mesmas cores que identificam a prioridade de atendimento e evacuação (transporte) para a unidade hospitalar. As cores são vermelho, amarelo, verde e preto.

De uma forma geral, as vítimas classificadas com a cor vermelha são aquelas que apresentam ferimentos graves, porém que tem bom prognóstico de sobrevida como, por exemplo, uma hemorragia grave.

As vítimas classificadas com a cor amarela são aquelas que apresentam ferimentos moderados como, por exemplo, fraturas de membros. São representadas pela cor verde as que possuem ferimentos leves como, por exemplo, escoriações e contusões e que podem ser atendidas a nível ambulatorial.

Já as vítimas classificadas com a cor preta, são definidas como irrecuperáveis, ou seja, aquelas que apresentam ferimentos incompatíveis com a vida - decapitação por exemplo - e as em parada cardiorrespiratória.

Nos siga no Google Notícias