A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

18/11/2013 16:25

Bernal contrata empresa privada e desespera aprovados em concurso

Bruno Chaves
Aprovados em concurso da Guarda Municipal, homens não foram nomeados e se desesperam com anúncio de contratação de empresa de segurança privada (Foto: Bruno Chaves) Aprovados em concurso da Guarda Municipal, homens não foram nomeados e se desesperam com anúncio de contratação de empresa de segurança privada (Foto: Bruno Chaves)

Às vésperas de verem os sonhos morrerem, 77 aprovados e capacitados no Curso de Formação para atuarem na Guarda Municipal de Campo Grande estão desesperados com a chegada do dia 23 de dezembro de 2013, data em que o concurso público de 2009 perde a validade. A situação ficou pior porque o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), anunciou a contratação de uma empresa de segurança privada para cuidar de prédios da Segov (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais) e da Fundac (Fundação Municipal de Cultura).

“Passamos por quatro anos por essa angústia e parece que não vamos trabalhar”, disse Herik Garcia, 27 anos, representante do grupo de remanescentes, sobre o tempo de preparação para a atuação na Guarda Municipal e sobre o fato de o município querer contratar uma empresa de segurança ao invés de convocar os aprovados no concurso.

Herik, que hoje trabalha com venda de extintores, relembrou a angústia dos “guardas” que foram aprovados em todas as etapas do concurso, realizaram o curso de formação de 45 dias, investiram dinheiro na carreira e até hoje não foram nomeados pela prefeitura.

“Todos foram aprovados no curso de formação de 2011. Fizemos formatura solene e até hoje não fomos nomeados. Muitos de nós pediram demissão do emprego com a expectativa de assumir o cargo, estamos desempregados e vivemos de bico”, revela.

Segundo ele, com a promessa de nomeação, “pessoas que tinham mais de 10 anos de emprego pediram demissão”. “Estamos passando por humilhação. Têm familiares e amigos que não acreditam que a gente passou no concurso até hoje”, lamenta.

Parte dos aprovados acompanhou discussão sobre os remanescentes da Guarda em audiência pública (Foto: Bruno Chaves)Parte dos aprovados acompanhou discussão sobre os remanescentes da Guarda em audiência pública (Foto: Bruno Chaves)
Vereadores debaterem assunto e querem que prefeitura convoque, até o dia 23, aprovados em concurso (Foto: Bruno Chaves)Vereadores debaterem assunto e querem que prefeitura convoque, até o dia 23, aprovados em concurso (Foto: Bruno Chaves)

Audiência Pública – O assunto foi discutido nesta segunda-feira (18) na Câmara Municipal de Campo Grande. A audiência pública foi proposta pelo vereador Ademar Vieira Junior, o Coringa (PSD).

De acordo com o parlamentar, a prefeitura alega impossibilidade financeira para convocar os aprovados. “Mas ela se contradiz. Se está com dificuldade em chamar os guardas, por que abriu processo para contratar uma empresa privada?”, questiona o vereador. “Isso é ilegal”, emenda.

Atualmente, o salário bruto de um guarda municipal gira em torno de R$ 1,6 mil. Com a contratação dos 77 aprovados no concurso e no Curso de Formação, a prefeitura teria um gasto mensal em torno de R$ 123 mil.

O advogado Paulo Belarmino Junior, participante da audiência, ainda lembrou que a Prefeitura de Campo Grande se comprometeu, por meio de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado em 2007 com o MPE (Ministério Público Estadual) e o MPT (Ministério Público do Trabalho), em fechar um quadro de 2.888 guardas municipais. Atualmente, o efetivo da guarda é de 1.324 recrutas. Ou seja, a cidade possui um déficit de 1.564 profissionais.

“Nossa intenção é fazer com que a prefeitura convoque os concursados”, explica Belarmino.

 

Supervisor de segurança quer migrar para setor público e diz que concurso é um sonho (Foto: Bruno Chaves)Supervisor de segurança quer migrar para setor público e diz que concurso é um sonho (Foto: Bruno Chaves)

Dúvidas – Enquanto os poderes decidem os rumos da segurança pública da cidade, os aprovados no concurso convivem com dúvidas e incertezas sobre a chance de assumirem as vagas que lhes são de direito.

“É uma frustração. Não sabemos se teremos a chance de nos dedicarmos ao serviço que escolhemos”, disse Jacques Teotônio da Silva, 40 anos, que trabalha há 20 na área de segurança privada. “Tenho um sonho de trabalhar na segurança pública e dar apoio às polícias de Campo Grande”, emenda.

Já o salgadeiro Cleison Ferreira da Silva, 31, relata as dificuldades enfrentadas com o tempo vivido às escuras. “Se eles fossem não fossem convocar os aprovados, por que fizeram o curso de formação?”, questiona.

Por confiar tanto na nomeação, prometida na formatura do curso, a maioria dos novos guardas abandou a iniciativa privada. “Eu mesmo pedi demissão de um emprego de dois anos e perdi uma boa rescisão”, lembra.

De 2011 para cá, Cleison lembra que nunca mais conseguiu emprego de carteira assinada. Atualmente ele trabalha como autônomo na produção de salgados de uma fábrica. “Minha esposa fala para eu desistir do concurso, mas eu quero assumir por orgulho e por merecimento”, garante.



BERNAL VC ESTA MUITO MAL ASSESSORADO MANDA ESSA CAMBADA DE SECRETARIOS EMBORA PÔ, VC ESTA EM UM MOMENTO DELICADO NÃO PODE SE ENVOLVER EM NADA DESSE TIPO CADE SEUS SECRETARIO QUE NÃO TE DA O APOIO NECESSÁRIO, PARA SEU NOME SAI UM POUCO DA MIDIA............
 
GILSON RUFOS em 19/11/2013 10:35:49
Lamentável, se for verdade tudo que está na mídia. Porém tomo precauções quanto aos comentários porque e sabido publicamente que tudo que a oposição deseja e comprometer cada vez mais a imagem pública e privada do atual prefeito. Por isso Sr. prefeito se realmente crê em Deus como dizia nas campanhas peça cada dia a sua orientação para cada decisão e atitude a ser tomada, administre primeiro com Deus e depois com sabedoria que vem do altíssimo, pois jamais erra quem confia nele.
 
Marta Maria de Barros Rojas em 19/11/2013 09:54:25
EU NAO SEI PORQUE, AINDA NAO HOUVE UMA MOBILIZAÇÃO DA POPULAÇÃO, SERVIDORES E DESCONTENTES COM O BERNAL, EM FRENTE A PREFEITURA. CARAS PINTADA. PEDINDO SAIDA DELE.
 
LUCIANO MARQUES em 19/11/2013 09:31:43
Piada! Aplausos aos que votaram no Bernal.
 
Leonardo Lopes em 19/11/2013 08:58:20
kkkkkkkk não votaram nele querendo mudança??? ta ai a mudança de vcs kkkkkkkk...
 
Khesia Serejo Martins em 19/11/2013 07:45:30
Os psicólogos também estão aguardando a convocação, a própria secretária Thaís Helena (SAS) admitiu na mídia durante uma entrevista concedida pela falta de psicólogos no Conselho Tutelar, um déficit de 19 profissionais e que estariam trabalhando até o final de novembro. Pois é, até agora nenhum psicólogo foi convocado.
 
Otamir Ferreira em 19/11/2013 07:44:07
Cleber Borges, não é ilegal, pois, só é obrigado a chamar o número de vagas previstas em edital, já o que não foi previsto fica a critério da administração, se esses aprovados tivessem passado tivessem no número de vagas não precisa acionar o ministério público é só entrar com ms que consegue entrar.
 
joão ferreira em 19/11/2013 07:39:09
não reclamem ninguém obrigou o povo campo grandense a nada votaram no bernal por que quiseram agora aguentem por 4 anos as consequências quem sabe da próxima vez pesquisem e escolham melhor os governantes populismo nunca deu e nunca dará certo em lugar nenhum
 
Ribamar Virgulino em 19/11/2013 00:54:31
No Mato Grosso do Sul concursos feitos por prefeituras são barcas furadas. O ministério público não tem poder pra fazer os resultados homologados serem respeitados e os concursados ficam a mercê dos interesses políticos eleitoreiros ou de interesses ainda mais cabulosos, tem gente prejudicada da mesma forma em concursos em Campo Grande, Nova Alvorada do Sul e Sidrolândia, e nesses casos a justiça se tarda é falha porque o concursado devia estar recebendo os proventos dos cargos, mas estão vivendo de "bicos", situação super desmotivante. Ministério Público contra os pobres é um leão, mas a favor dos pobre é um gatinho.
 
Marcelo do Nascimento em 19/11/2013 00:31:26
Infelizmente essa prática de contratar terceirizado é uma praga. Não um legado só do município, mas no governo do estado eles atuam livremente impedindo que concursados sejam chamados e que os funcionários efetivos tenham um salário digno, já que os salários e as regalias são maiores.
 
Maria Auxiliadora em 18/11/2013 23:30:49
só digo uma coisa: Toma povo! Ainda é pouco.
Queriam mudança, olha a mudança ai. Na campanha a gente falava que este cara iria acabar com a cidade as pessoas vinham com pedra para cima da gente, agora vejo que eu tinha razão.
 
marluce figueiredo em 18/11/2013 21:00:41
É TEM GENTE QUE SE CONTENTA COM TÃO POUCO. NO ULTIMO CONCURSO DA GUARDA, QUEM ERA SEMI ANALFABETO TA LA DENTRO, TENHO VARIOS EXEMPLOS DE *CAPIAIS*LÁ DENTRO. ESSA É A HORA DE TRAVAR ESSE CONCURSO QUE FOI COMPARADO COM O DA PM DE 2003 DA ÉPOCA DO ZECA QUE ENTROU MUITA GENTE QUE NEM APROVADO HAVIA SIDO. É HORA DO SR BERNAL FAZER UM CONCURSO DE NO MINIMO 2 GRAU, APESAR DE QUE HJ EM DIA QUEM TEM 2 GRAU É ANALFABETO AOS MEUS OLHOS, DEPOIS QUE INVENTARAM O EJA.
 
thiago dorsa em 18/11/2013 20:42:42
se a prefeitura esta passando por dificuldades financeiras como vai contratar uma empresa de segurança privada,e vai pagar com que,ai vem mais uma contratação emergencial e mais dindim no bolso dele.garanto que sairá mais cara a segurança privada do que os concursados da guarda municipal.
 
valdir zatti em 18/11/2013 20:14:41
Mas pelo que eu me lembre este concurso era para 770 vagas, e ja foram chamados mais de 1000......concurso do estado só chama dentro da vaga e ninguem faz esta tempestade!!!
 
anderson francisco em 18/11/2013 20:07:18
E O BERNAL??? KKKKKK ESTA FAZENDO O QUE O POVÃO BOBÃO QUERIA MUDANÇAS TOMA AI POVÃO!!!!!!
 
ely monteiro em 18/11/2013 20:06:28
Será que não está na hora do povo tomar uma atitude sair as ruas para acabar com essa narquia
 
jairo amarante da silva em 18/11/2013 19:47:06
triste ver um homem q foi eleito pelo povo, para o povo
e este mesmo homem está destruindo sonhos deixando a deriva seus eleitores q confiaram na capacidade de administrar nossa cidade
ele é uma criança grande q ganhou um brinquedo e quer brincar sozinho só q esqueceu q nada se faz sozinho
muito menos administrar uma capital... estas atitudes demonstram total INCAPACIDADE ADMINISTRATIVA... está tirando aos poucos, grandes privilégios q os funcionários publicos conquistaram... acho q ele pensa q são formigas ou seja vivem de migalhas, q vergonha...
 
MARILUCE DA SILVA HENDGES em 18/11/2013 19:34:25
Já passou da hora desse Bernal sair da Prefeitura. Esse Prefeito está acabando com a cidade. O povo não queria mudança, está aí a mudança ..Mudança pra piorr....agora aguenta!!!
 
Alexandra Vasques em 18/11/2013 19:20:31
Isso que ele está fazendo é um total desrespeito com o ser humano,pois eles se esforçaram tiveram gastos com uniformes combustível para se deslocarem até o local onde se localiza a escola de formação,Alcides Bernal está dando mais uma prova de sua arrogância e falta de consideração com a população que o elegeu.
 
SOLANGE MARIA PÉREZ DIAS DO NASCIMENTO em 18/11/2013 19:06:13
Gente, cade o Ministério Público para se manifestar a respeito.? Isso não é ilegal? Contratar uma prestadora de serviço enquanto há concursado para o exercício da função?
 
Cleber Borges em 18/11/2013 18:06:13
e o prefeito que voces votaram
 
vanderlei marques em 18/11/2013 18:05:55
que saudade do André nesta prefeitura né moçada , vcs estão recebendo o que plantaram, deus sabe o que faz , tai vcs votaram no bernal moçada dançaram kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rsrsrs
 
rony viana em 18/11/2013 17:44:28
Mandado de Segurança é a saída. A justiça dará a posse que o Bernal incompetente não dá. Esse prefeito tem problema, só pode, o cara não dá uma dentro. A cidade está andando para trás, péssima, abandonada. Tirem esse homem logo.
 
rafael santos em 18/11/2013 17:10:29
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions