ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

"Blitz" leva até pia móvel para prevenir contra covid-19 no transporte público

Centena de passageiros e motoristas foram abordados por equipe do Sest/Senat nesta manhã

Jones Mário e Bruna Marques | 06/07/2020 10:51
Pia móvel instalada no terminal Bandeirantes para higienização das mãos (Foto: Kísie Ainoã)
Pia móvel instalada no terminal Bandeirantes para higienização das mãos (Foto: Kísie Ainoã)

Nesta primeira manhã de ação do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), uma centena de passageiros e motoristas passaram pela “blitz” de prevenção ao novo coronavírus no terminal Bandeirantes, região oeste de Campo Grande.

Com termômetro de testa, álcool 70% e até “pia móvel” para lavar as mãos, três profissionais do Sest/Senat abordaram usuários do transporte público de Campo Grande entre 6h e 10h desta segunda-feira (6). Ninguém apresentava febre ou sintomas da covid-19 e, assim, não precisou ser encaminhado a unidade de saúde ou teleconsulta.

Auxiliar de cozinha, Bruna Takahashi passa por aferição de febre no terminal Bandeirantes (Foto: Kísie Ainoã)
Auxiliar de cozinha, Bruna Takahashi passa por aferição de febre no terminal Bandeirantes (Foto: Kísie Ainoã)

Auxiliar de cozinha, Aline Takahashi, 32 anos, aprovou a iniciativa. Ela teme a doença em pandemia por morar com a mãe, idosa e hipertensa, além da filha de 8 anos.

“Meu medo é levar [o vírus] para dentro de casa. O número de casos tem aumentado bastante. Muitas vezes a pessoa nem apresenta sintomas. Pegamos e não sabemos. Ações como essa ajudam a amenizar isso”, comentou, enquanto aguardava ônibus para ir até o Centro.

Segundo a coordenadora de promoção social do Sest/Senat, Maria da Conceição Modesto dos Santos, “o objetivo da ação é levar conhecimento para uma classe importante na sociedade, do transporte público, e para os usuários, porque a informação sobre a prevenção é o mais importante nesse momento”.

Paramentados, funcionários do Sest/Senat distribuíram panfletos informativos (Foto: Kísie Ainoã)
Paramentados, funcionários do Sest/Senat distribuíram panfletos informativos (Foto: Kísie Ainoã)

Além dos materiais para higiene e sanitização, foram distribuídos folhetos com material informativo sobre a doença e como se prevenir dela. Os funcionários do Sest/Senat foram capacitados pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) para participar da iniciativa.

A blitz passou também pelo terminal Aero Rancho nesta manhã. Pela tarde, das 15h às 19h, o Sest/Senat estará nos terminais Morenão e Guaicurus.

Na terça (7), a iniciativa segue para o terminal General Osório pela manhã, das 6h às 10h; e Nova Bahia pela tarde/início da noite, entre 15h e 19h. No terminal Júlio de Castilho, a blitz se estende pelo dia todo.

As equipes seguem nos terminais por durante 30 a 40 dias.

Nos siga no Google Notícias