A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018

13/06/2016 16:36

Campanha contra gripe será retomada amanhã em 10 postos da Capital

Somente gestantes e crianças com menos de cinco anos poderão ser imunizadas

Leandro Abreu
Doses da vacina serão aplicadas em 10 unidades e somente em gestantes e crianças com menos de cinco anos. (Foto: Fernando Antunes)Doses da vacina serão aplicadas em 10 unidades e somente em gestantes e crianças com menos de cinco anos. (Foto: Fernando Antunes)

Será retomada amanhã (14) em Campo Grande, a campanha de vacinação contra a gripe A, provocada pelo vírus H1N1. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) recebeu do governo do Estado mais 2,5 mil doses de imunização contra a doença, que serão distribuídas em 10 unidades de saúde da Capital, somente para gestantes e crianças com menos de 5 anos. Outras 3 mil doses, que “sobraram” da campanha nacional também serão distribuídas nessa retomada.

Segundo o titular da pasta, Ivandro Fonseca, somente as grávidas e crianças pequenas serão vacinadas, pois esse público-alvo não atingiu a meta de 80% determinada pelo Ministério da Saúde durante a campanha nacional.

“A estratégia de vacinação pós campanha definiu gestantes e crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias como objetivo. Serão distribuídas 5,5 mil doses, sendo 3 mil que sobraram da campanha nacional e 2,5 mil repassadas pelo governo do Estado. Para facilitar o acesso dos pacientes, a distribuição será feita em 10 unidades”, disse Fonseca.

As UBS (Unidades Básicas de Saúde) do Nova Bahia, Vila Nasser, Aero Rancho, Macaúbas, Jockey Clube, Moreninhas, Vila Carlota, Lar do Trabalhador, Coophavila e Silvia Regina terão doses a partir desta terça-feira, mas somente para crianças e gestantes.

“Nas demais unidades será disponibilizada apenas a vacinação para a segunda dose das crianças entre 6 meses e 1 ano, 11 meses e 29 dias. Foi acordado com o MPE (Ministério Público Estadual) que só serão vacinadas gestantes e crianças de Campo Grande, não aceitando de outros municípios”, completou o secretário.

A previsão é que até sexta-feira (17) um balanço seja feito. “O objetivo é ultrapassar a meta de 80% de cobertura. Somente após isso abriremos para outras comorbidades, se houver doses nossos estoques. Além disso, pedi mais 50 mil doses ao Ministério da Saúde, mas ainda não tivemos resposta”, completou Fonseca.

Sumiço - A Sesau aguarda ainda o resultado de uma sindicância que apura o sumiço de 3 mil doses durante a campanha nacional. Há suspeita de que pessoas de fora do grupo de risco tenham se vacinado.

“Não perdemos nenhuma vacina, não sumiu nenhuma vacina e não foi vendida nenhuma vacina. Instarei sindicância para apurar quem falou isso e estaremos solicitando que apresente as provas. Estamos seguindo a nossa programação. Estamos notificando os denunciantes a apresentarem as provas e nos próximos 15 dias acredito que vamos concluir a sindicância”, concluiu.

Com duas mortes confirmadas por gripe A, saúde vai intensificar prevenção
A Secretaria de Saúde de Dourados, a 233 km de Campo Grande, vai intensificar as ações de conscientização dos moradores sobre a necessidade de adotar...
Mulher usa mesma agulha para aplicar vacina da gripe sem eficácia
A mesma agulha pode ter sido usada por uma ex-funcionária de clínica de Chapadão do Sul para vacinar aproximadamente 25 pessoas, incluindo crianças, ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions