ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Campo Grande libera 4ª dose da vacina contra covid para maiores de 35 anos

A expectativa da Sesau é imunizar ao menos 13,5 mil pessoas entre 35 e 39 anos

Aline dos Santos | 21/07/2022 11:10
A quarta dose da vacina contra a covid foi liberada para quem tem 35 anos ou mais. (Foto: Henrique Kawaminami)
A quarta dose da vacina contra a covid foi liberada para quem tem 35 anos ou mais. (Foto: Henrique Kawaminami)

A prefeitura de Campo Grande liberou nesta quinta-feira (dia 21) a quarta dose da vacina contra a covid para pessoas de 35 anos ou mais. Elas devem ter tomado a terceira dose há pelo menos quatro meses. A vacinação está disponível em mais de 40 locais durante todo o dia.

Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a expectativa é imunizar ao menos 13,5 mil pessoas entre 35 e 39 anos, vacinadas há pelo menos quatro meses com a terceira dose.

Além das pessoas de 35 anos ou mais, a quarta dose está disponível para indivíduos imunocomprometidos com 18 anos de idade e trabalhadores de saúde. A vacina contra a covid segue disponível para toda a população a partir dos 3 anos e que ainda não tenha tomado nenhuma dose da vacina.

Quem concluiu o esquema vacinal primário há pelo menos quatro meses e possui 12 anos ou mais está apto para receber o primeiro reforço do imunizante, com exceção de pessoas que tenha imunocomprometimento grave, para estes o intervalo é de 28 dias.

Já o segundo reforço pode ser aplicado em toda a população que tomou a terceira dose há pelo menos quatro meses e faça parte de um dos seguintes públicos: pessoas com alto grau de imunocomprometimento com 18 anos ou mais, trabalhadores da saúde, pessoas com 40 anos ou mais.

As doses estão disponíveis nas unidades de saúde referenciadas, entre 7h30 e 11h, e das 13h às 16h45. Há unidades que possuem horário estendido, e a sala de vacinação funciona normalmente neste período.  O calendário  com os locais pode ser consultado aqui

Desde o dia 19 de janeiro de 2021, início da vacinação emergencial contra a covid, aproximadamente 1,9 milhão de doses de vacinas já foram aplicadas em Campo Grande.

Veja locais de vacinação abertos de segunda a sexta-feira em Campo Grande. (Foto: Reprodução)
Veja locais de vacinação abertos de segunda a sexta-feira em Campo Grande. (Foto: Reprodução)

Preferência para Pfizer – Nota técnica divulgada hoje (dia 21) no Diário Oficial do Estado orienta que a vacina a ser utilizada para a dose de reforço (quarta dose), deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer). De maneira alternativa, serão usados os imunizantes de vetor viral (AstraZeneca/Janssen).

Mulheres atualmente gestantes ou puérperas com 35 anos ou mais que receberam anteriormente as vacinas CoronoVac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, estão aptas a receberem um segundo reforço com a vacina Pfizer. Para esta condição, em locais onde o imunizante Pfizer não estiver disponível, poderá ser utilizada  a vacina Coronavac para o reforço.

Nos siga no Google Notícias