ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

“Cãominhada” lota parque com feira de adoção e serviços gratuitos

Evento do Governo do Estado é para conscientização contra maus tratos a animais e atenção no trânsito

Caroline Maldonado e Idaicy Solano | 21/05/2023 10:43
Animais e tutores em cãominhada no Parque dos Poderes, em Campo Grande (Foto: Idaicy Solano)
Animais e tutores em cãominhada no Parque dos Poderes, em Campo Grande (Foto: Idaicy Solano)

Muita gente entusiasmada e animais fazendo barulho pela satisfação de estar passeando. A 1ª Cãominhada do Bem-Estar Animal lotou no Parque dos Poderes, em frente a Governadoria. Até as 11h, quem passa pelo local pode aproveitar a feira de adoção com venda de ração, roupas e brinquedos, além de microchipagem, vacinação antirrábica e teste rápido de leishmaniose gratuitos.

A abertura do evento teve apresentação do projeto “Cão Herói, Cão Amigo” do Corpo de Bombeiros Militar, com cães que ajudam idosos, crianças autistas, entre outros; além dos animais do Batalhão de Choque da Polícia Militar. Eles mostraram como os cães farejadores atuam na busca de entorpecentes no combate ao tráfico de drogas.

Enfrentando colesterol e triglicerídeos altos, o schnauzer Theodor, de 4 anos, faz caminhada com frequência. A tutora, a secretária executiva Joana Vieira, de 47 anos, fazia mais um passeio com o pet quando percebeu a movimentação da cãominhada.

“É uma atividade para o cão e para a gente. Acho importante que tenham esses eventos, porque estimulam outros cães e as famílias a participarem. Às vezes, você tem um cãozinho em casa e não leva para passear, então acho bem importante”, comenta Joana.

Da esquerda à direita: a nutricionista Joanne Minzon e a secretária executiva Joana Vieira com os cães da raça schnauzer, Theodor e Tina (Foto: Idaicy Solano)
Da esquerda à direita: a nutricionista Joanne Minzon e a secretária executiva Joana Vieira com os cães da raça schnauzer, Theodor e Tina (Foto: Idaicy Solano)

Mais adiante, a médica veterinária Isadora Faria, de 24 anos, participa do evento com a cadela da raça Terra Nova, de 5 anos, chamada Pandora. A cachorra foi presente de uma amiga e chegou com 11 meses de idade. A médica explica a importância dos passeios com os pets.

“Acho muito bacana, principalmente a parte da adoção, porque muitos precisam de um lar e carinho. Eles têm muito para dar, então acho muito importante essa divulgação. Caminhar ajuda no comportamento deles, vão ficar mais tranquilos e não vão destruir a casa. Prezo muito pela interação entre os pets. Gosto muito de deixar ela ter contato com outros animais”, conta Isadora, que tem ainda três gatos em casa.

Médica veterinária Isadora Faria com a cadela da raça Terra Nova, a Pandora. (Foto: Idaicy Solano)
Médica veterinária Isadora Faria com a cadela da raça Terra Nova, a Pandora. (Foto: Idaicy Solano)

A advogada Kasla Garcia Gomes, de 46 anos, foi ao passeio com dois cães da raça pastor maremano, de 5 e 6 anos, e uma lhasa, de 7 anos. Ela nem sabia do evento, mas caminha todos os domingos no parque.

“Gostei muito da ideia. Estou vendo as pessoas confraternizando, tirando foto, vacinando, então é uma campanha bem proveitosa”, avalia Kasla.

A nutricionista Joanne Minzon, de 36 anos, também vai ao parque todos os domingo com a amiga e os cachorros. Ela tem uma schnauzer chamada Tina, de 4 anos. “A gente reúne cachorrada e vem para cá. Aqui é um lugar tão lindo de Campo Grande que vale a pena”, diz.

No Castramóvel, a coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Cláudia Macedo, espera atender pelo menos 150 animais hoje.

“A principal preocupação aqui é divulgar a microchipagem, porque é um sistema de identificação que caso animal seja furtado ou fuja, pode ser identificado na clínica. A gente consegue identificar o tutor e dados principais. A vacinação também é muito importante”, comentou Cláudia.

Em fretne ao veículo Castramóvel, a coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Cláudia Macedo. (Foto: Idaicy Solano)
Em fretne ao veículo Castramóvel, a coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Cláudia Macedo. (Foto: Idaicy Solano)

A feira ocorre em parceria com ONGs (Organizações Não-governamentais) e petshops parceiros. Com objetivo de promover a conscientização contra os maus tratos a animais e atenção no trânsito, é uma promoção da Assessoria Especial de Defesa e Proteção da Vida Animal da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).

A primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, participou do evento, junto ao titular da Setescc, Marcelo Ferreira Miranda. O vereador Juari Lopes, o “Prof. Juari” (PSDB), também esteve na abertura da cãominhada.

Nos siga no Google Notícias