A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

09/02/2013 15:14

Carnaval e tempo chuvoso esvaziam os postos de saúde

Em meio a epidemia, um alívio: queda de temperatura pode ajudar a reduzir número de novos casos de dengue em Campo Grande

Francisco Júnior
Posto do Tiradentes teve movimento fraco. (Foto: Luciano Muta)Posto do Tiradentes teve movimento fraco. (Foto: Luciano Muta)

O sábado de Carnaval foi de movimento fraco nos postos de saúde de Campo Grande. Mesmo com uma epidemia de dengue na cidade, não se viu pessoas procurando atendimento por conta da doença.

Os corredores do posto do bairro Tiradentes estavam quase vazios, quem esteve no local era atendido de imediato, já que não havia fila de espera.

A estudante Cristiane Feitosa, de 19 anos, se surpreendeu com a calmaria no posto. “Nossa quando vim aqui outras vezes eu esperei muito tempo para ser atendida. Hoje está uma maravilha”, brinca a jovem.

Durante a semana como no resto do ano, os postos estavam lotados de pacientes, principalmente com sintomas de dengue. O radialista Flávio Figueiredo, de 42 anos, afirma que nunca viu a unidade do Tiradentes tão vazia quanto neste sábado. “Está tudo tranquilo, deveria ser sempre assim”.

O médico Eugênio de Barros afirma que o movimento fraco nos locais de atendimento básico de saúde é um reflexo da queda de temperatura, que dificulta a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. “Nos últimos dias a temperatura despencou bastante. O mosquito gosta de calor. Daqui para frente os casos irão diminuir”, explica.

O radialista disse que nunca viu o posto tão vazio. (Foto: Luciano Muta)O radialista disse que nunca viu o posto tão vazio. (Foto: Luciano Muta)

Porém, o especialista alerta que a dengue do tipo 4 pode ocorrer ao longo do ano e por conta disso a população não pode se descuidar.

Ele ressalta que se toda essa mobilização que está sendo feita, tivesse sido realizada na segunda quinzena de dezembro, a cidade não teria tantos casos notificados da doença. “ Tem que ser uma ação permanente”.

Desde o início do ano até a última terça-feira (5) a Sesau (Secretária de Saúde do Município) registrou 21.975 casos de dengue, em Campo Grande. No Estado, seis pessoas já tiveram dengue como a causa confirmada da morte e outras oito ainda estão sendo investigadas.



KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
Que bom o Campograndense não fica doente no carnaval...
Sr Prefeito (a quem eu muito admiro) decrete carnaval em Campo Grande o ano todo... Pronto está resolvido assim todos os seus problemas...
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...
 
Wanderlei Junior em 10/02/2013 13:53:55
Que bom que fizeram esta observação, parabéns a equipe de reportagem, tenho um pequeno comercio com dois funcionário, sempre vejo um deles ficar doente e aparecer com atestado, até ai seria normal, só que quando tem algum movimento de festa na cidade ele vai com atestado e tudo e carrega caixa nas costa fica a noite inteira acordado fazendo venda ambulante não tem dor nas costa não tem "NADA" que impeça ele de trabalhar para si mesmo, mas o patrão Ó....
 
sebastião silva em 10/02/2013 08:54:05
ENGRAÇADO CHUVA E FRIO DEIXAM POSTO DE SAUDE VAZIO. FINAL DE NOVELA TAMBEM , FINAL DE CAMPEONATO TAMBEM.
MAS SE TA CALOR E NAO TEM O QUE FAZER EM CASA VAMO NO POSTO DE SAUDE
 
JULIO JUNIOR em 10/02/2013 07:10:43
engraçado né o povo não fica doente, em dias de festa mas é só chegar quarta feira pra eles ficarem todo podre de novo, depois desmaiam gritam de dor, e hoje ontem e hoje tomaram doril fala sério
 
maristella battatini da cruz em 10/02/2013 06:50:55
Mas também, quem é que precisa de atestado durante o feriado?? hahaha
Veja na quarta-feira de cinzas as condições e reclamações da população 'doente' nos postos...
 
Luciano Costa em 09/02/2013 18:44:31
Bem que meu padrasto sempre falou "Povo brasileiro não fica doente em feriado".
 
DEBORA FRANCO em 09/02/2013 18:14:07
agora todo mundo fica bom , espera pra ver depois do carnaval o inferno de novo , ai a dengue volta .
 
cristiane lima em 09/02/2013 17:06:41
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions