ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  06    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Chuvarada carrega sujeira para a Lagoa Itatiaia e danifica asfalto pela cidade

Cleber Gellio | 20/11/2021 09:57
Músico João Leonardo Maquanhão dribla o barro que cobre a pista de caminhada. (Foto: Cleber Gellio)
Músico João Leonardo Maquanhão dribla o barro que cobre a pista de caminhada. (Foto: Cleber Gellio)

As constantes chuvas desta semana têm atrapalhado o cotidiano dos campo-grandenses e não é pelo fator climático, mas pelo estrago que faz por onde passa. A demora na manutenção e conservação dos espaços públicos tem castigado a população.

Mesmo sem grande intensidade, como as do dia 15 do mês passado, que chegaram com fortes ventos, as chuvas mais recentes se destacam em volume e por problemas que já espalham pela cidade, como a sujeira registrada na Lagoa Itatiaia, Bairro Jardim Itatiaia, região leste de Campo Grande.

Na pista de caminhada ao redor da lagoa, em alguns trechos, como na Rua Antônio Marquês, é preciso fazer malabarismo para desviar do barro levado pela enxurrada e que encobre o percurso.

Para o músico João Leonardo Maquanhão, 35 anos, “a situação está crítica”, pois são serviços simples, como limpeza e iluminação, mas que o poder público não dá a devida atenção. “Esses dias mesmo tinha um ‘senhorzinho’ tirando mato com as próprias mãos aqui”, relata.

Rua Amélia R. de Souza fica intransitável em dias de chuva. (Foto: Cleber Gellio)
Rua Amélia R. de Souza fica intransitável em dias de chuva. (Foto: Cleber Gellio)

E a situação não se resume à Lagoa, ao seu redor as ruas sem pavimentação asfáltica se transformam em rios e praticamente impossíveis de transitar, como a Amélia R. de Souza. Moradora do local desde 2007, Zilça Rocha, de 47 anos, garante que toda vez que chove a rua alaga.

“E olha que já foi pior, em algumas situações chegávamos a encontrar peixes e até cobras e eram trazidos pela enxurrada”, disse a enfermeira. A preocupação, agora, é com a mãe, Maria de 73 anos e a sogra, Beatriz, de 82. “Não têm condições de pessoas com idade como as delas, principalmente minha sogra que já caiu várias vezes por causa da lama”.

Lama e Buracos –  A Avenida Gabriel Spipe Calarge, no Bairro Alto da Boa Vista, região sul da cidade, é um dos pontos mais críticos. Além do barro e entulho que ficam espalhados na pista, os buracos têm tomado conta da via em pontos de maior fluxo.

De acordo com Vanilce Oliveira, 57 anos, desde quarta-feira (17), a sujeira que desceu pela Rua Ari Matos, arrastando lixo pelo caminho e está impedindo parcialmente o trânsito no local. Motoristas são obrigados a reduzir a velocidade para evitar acidentes.

“Toda vez que chove é essa situação. Temos um problema que é de jogarem lixo ali [Ari Matoso] e quando chove, traz tudo para baixo. Já lutamos para ter redutor de velocidade e agora, estamos com esta questão da terra que desce. Já colocaram cascalho mais de duas vezes, mas não resolve – a chuva arrasta tudo. O ideal seria ter asfalto mesmo, pois está muito perigoso. Ontem mesmo, um senhor passou em cima de uma pedra que furou o pneu do carro, ele perdeu o controle e quase bateu”.

Avenida Gabriel Spipe Calarge coberta por entulhos em dia de chuva. (Foto: Cleber Gellio)
Avenida Gabriel Spipe Calarge coberta por entulhos em dia de chuva. (Foto: Cleber Gellio)

Um pouco mais à frente, no cruzamento com a Rua Manoel Vieira de Souza, um buraco oferece risco aos motoristas e é sinalizado, além de galhos de árvore, pela ação voluntária de um comerciante, que utiliza o próprio cone para alertar os condutores sobre o perigo.

“Faz mais ou menos uns 15 dias que esse buraco está assim e só aumenta. Já liguei três vezes para a secretaria, mas não resolvem. Também é o terceiro cone que coloco, pois os outros dois foram danificados pelos carros que passaram por cima”, informou Alex Burema, 43 anos.

Buraco na Rua Manoel Vieira de Souza sinalizado por cone de comerciante. (Foto: Cleber Gellio)
Buraco na Rua Manoel Vieira de Souza sinalizado por cone de comerciante. (Foto: Cleber Gellio)

A 500 metros adiante, outro buraco, dessa vez, na interseção com a Rua da Doçura, no Bairro Parati. “Há uma semana, o pessoal da prefeitura veio aqui e arrumou, daí veio a chuva e abriu novamente. Aqui precisa de sinalização, porque é muito movimentado, mesmo sem esse buraco sempre acontece incidentes”, disse a vendedora Gabriela Beirigo, 21 anos, que trabalha na esquina problemática.

Buraco na Av. Gabriel Spipe Calarge com a Rua da Doçura no Bairro Parati. (Foto: Cleber Gellio)
Buraco na Av. Gabriel Spipe Calarge com a Rua da Doçura no Bairro Parati. (Foto: Cleber Gellio)

Nos bairros Piratininga e Jockey Club é um festival de buracos abertos pela chuva. Eles estão presentes em quase toda a extensão da Manoel Vieira de Souza, além de boa parte na Rua Beneditino.

Já na região mais central da cidade, o descaso fica por conta dos galhos de árvores aguardando por remoção na Rua Cayova e para o ‘arrombo’ no asfalto na Antônio Corrêa, próximo à Fernando Corrêa da Costa.

Entulho localizado na Rua Cayova toma parte da pista. (Foto: Cleber Gellio)
Entulho localizado na Rua Cayova toma parte da pista. (Foto: Cleber Gellio)

O que diz o secretário – De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, para o trecho com lama na Avenida Gabriel Spipe Calarge “já foi feita a limpeza do local”.

Para o buraco da Rua da Doçura, “será necessário escavar para saber se é um solapamento, [termo usado quando há infiltração embaixo da pavimentação], pois pode ser algum problema de drenagem ou na tubulação. Uma equipe já foi deslocada para o local”. Porém, o prazo para realização do serviço não foi estipulado. Na Lagoa Itatiaia, “os trabalhos foram iniciados hoje pela manhã”.

Já as ações de tapa-buraco "começamos hoje de manhã pela Duque de Caxias, na região da Base Aérea; Para os bairros Jockey Club e Piratininga, por exemplo, "receberão as equipes na segunda-feira (22), isso se não estiver chovendo, porque não tem como trabalhar com chuva”, finalizou Fiorese.

Confira a galeria de imagens:

  • Lagoa Itatiaia (Foto Cleber Gellio)
  • Lagoa Itatiaia (Foto Cleber Gellio)
  • Rua Gayova (Foto Cleber Gellio)
  • Av. Gabriel Spipe Calarge (Foto Cleber Gellio)
  • Rua Amélia R. de Souza (Foto: Cleber Gellio)
Nos siga no Google Notícias