ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Com greve de ônibus, passageiros se viram para chegar até o trabalho

Viviane Oliveira, Júlia Kaifanny e Marcus Moura | 15/03/2017 06:52
Terminal Morenão vazio nas primeiras horas da  manhã de hoje (Foto: André Bittar)
Terminal Morenão vazio nas primeiras horas da manhã de hoje (Foto: André Bittar)
Motoristas parados em frente à garagem de ônibus São Francisco (Foto: Direto das Ruas)
Motoristas parados em frente à garagem de ônibus São Francisco (Foto: Direto das Ruas)

Sem transporte coletivo desde às 5h de hoje (15), muitos passageiros foram pegos de surpresa em Campo Grande e precisaram se virar para chegar ao trabalho. Os motoristas de ônibus permanecem parados em suas respectivas garagens. A previsão é que a circulação seja retomada por volta das 7h30. O protesto faz parte do Dia Nacional de Paralisações e greves contra a reforma previdenciária.

Moradora do Bairro Rita Vieira, Elenir de Arruda, 61 anos, pegou carona com uma amiga para chegar até a Avenida Afonso Pena. Ela trabalha no Shopping Campo Grande e diz que foi pega de surpresa com a paralisação. “Não sabia. Sorte que uma amiga me viu no ponto de ônibus e ofereceu carona”, conta. Apesar do transtorno, Elenir apoia o motivo do protesto. “Acho válido. Temos que lutar pelos nossos direitos.

Compartilha da mesma opinião a copeira Lurdes Silveira, 66 anos. Ela trabalha na Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos) e entra no emprego às 7h30. Também aguardando na Avenida Afonso Pena, a mulher buscava uma forma para chegar até o local de trabalho. “Ficar sem ônibus é ruim, mas a gente tem que ter nosso direito preservado. O presidente (Michel Temer PMDB) está querendo tirar uma coisa que nós já conquistamos”, lamenta.

"A gente tem que ter nosso direito preservado", diz Dona Lurdes (Foto: Marcus Ermínio)
"A gente tem que ter nosso direito preservado", diz Dona Lurdes (Foto: Marcus Ermínio)
Mesmo cansado, segurança Marcílio diz que vai esperar o serviço ser retomado (Foto: André Bittar)
Mesmo cansado, segurança Marcílio diz que vai esperar o serviço ser retomado (Foto: André Bittar)

Esse horário da manifestação dos motoristas do transporte coletivo prejudica muita gente, porque muitos trabalhadores estão indo ou voltando do emprego. O segurança Marcílio Larson, 58 anos, por exemplo, entrou no serviço ontem às 17h e saiu hoje às 5h. Sem transporte, ele foi caminhando do Bairro Amambaí até a Praça Ary Coelho, na expectativa de conseguir embarcar em um ônibus.

“Nada até agora. Vou esperar até o serviço ser retomado”, afirma. Ele também apoia a manifestação nacional. “É uma sacanagem com o trabalhador. Vamos ter que começar a trabalhar aos 10 anos para ter uma aposentadoria digna”, ironiza.

Greve geral - Trabalhadores da educação, segurança pública, construção civil, servidores públicos federais e do Judiciário, empregados dos Correios e da construção civil, eletricitários, bancários e outras categorias, prometem ir às ruas, hoje, para protestar contra a reforma a previdência social, proposta pelo presidente Michel Temer (PMDB). Os professores da rede pública de ensino, também, começam a greve geral que deve deixar ao menos 500 mil alunos sem aulas.

Nos siga no Google Notícias