ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Com mais de 50 dias de estiagem, setembro mantém cara de agosto

Elverson Cardozo | 03/09/2012 18:25

A estação meteorológica da Base Aérea registrou 23ºC às 6h, com 28% de umidade relativa do ar. Às 16h30, a temperatura era de 33ºC e umidade estava ainda mais baixa, a 16%

Moradores do São Conrado sofrem com o tempo seco. A maior parte do bairro não tem asfalto. (Foto: Simão Nogueira)
Moradores do São Conrado sofrem com o tempo seco. A maior parte do bairro não tem asfalto. (Foto: Simão Nogueira)

Agosto foi embora, mas o tempo seco, típico deste período, parece não ter se importando com a chegada de setembro, o mês das flores. A poeira e as altas temperaturas ainda não se despediram de Campo Grande, que não vê resquício de chuva desde o dia 16 de agosto, quando foram apenas 3 milímetros.

Considerando a última chuva significativa, em 8 de junho, já são 53 dias de estiagem.

Nas ruas, do centro aos bairros, o mal estar continua e só piora com a falta de chuva. A segunda-feira (3) amanheceu agradável, com temperatura amena, na casa dos 20ºC, mas o céu claro veio coberto de névoa seca e o calorão não demorou a ressurgir.

A estação meteorológica da Base Aérea registrou 23ºC às 6h, com 28% de umidade relativa do ar. Às 16h30, a temperatura era de 33ºC e umidade estava ainda mais baixa, a 16%. Para amanhã, novamente a umidade deve permanecer em baixa, segundo alerta da Defesa Civil.

O corpo sente, pede socorro, mas o sol continua irredutível. Julie Emmely Carvalho Andrade, de 18 anos, já sentiu os efeitos do tempo seco. O filho Igor, de 2 meses, também. Há poucos dias foi parar no médico por conta da tosse seca.

Para lidar com situação, Julie recorreu aos velhos truques: o da toalha molhada, da bacia com água embaixo da cama e da hidratação. Melhora, mas não resolve, afirma a mãe.

Moradora do São Conrado, Josefa Rosimeire, de 43 anos, não aguenta mais limpar poeira no mercado em que atende. Como o bairro não tem asfalto o trabalho é dobrado. “Isso aqui parece faroeste com a poeira subindo”, brinca.

“Isso aqui parece faroeste com a poeira subindo”, brinca a comerciante Josefa Rosimeire, ao falar sobre o clima no bairro São Conrado. (Foto: Simão Nogueira)
“Isso aqui parece faroeste com a poeira subindo”, brinca a comerciante Josefa Rosimeire, ao falar sobre o clima no bairro São Conrado. (Foto: Simão Nogueira)

A vizinha, Sirlene Barbosa Delmondes, de 35 anos, que também tem um comércio, já considera 2012 o pior ano no quesito “tempo seco”. “Essa noite foi muito quente”, disse.

Em casa, afirmou, todo mundo sofre. A filha mais nova, Larissa, de 6 anos, “vive com a garganta inflamada” e sempre tem recaídas por conta da baixa umidade. “Não saio do plantonista”, destacou.

Na UBSF (Unidade Básica da Saúde da Família) do bairro São Conrado o número de pacientes diagnosticados com problemas respiratórios aumentou desde julho.

Segundo o cínico geral Chaud Salles, de 37 anos, que atende na unidade, o acréscimo foi de aproximadamente 35%.

Hoje, dos 24 pacientes atendidos, pelo menos 9 apresentavam sintomas típicos do tempo seco, como garganta irritada, tosse, rouquidão e coriza.

“O maior problema é em pacientes que moram em casas sem laje. O contato da lã da telha é um fator que predispõe à alergia”, explicou, acrescentando que pacientes idosos, com doenças concomitantes como diabetes e colesterol, sofrem mais nesta época do ano.

Entre os cuidados, Salles recomenda a umidificação constante dos ambientes, tomar bastante água e fazer a higienização nasal com soro fisiológico.

Previsão – Mas o tempo seco deve continuar. A previsão para esta terça-feira (4) é de tempo claro com períodos de parcialmente nublado e névoa seca à tarde, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A máxima pode chegar a 31ºC e a mínima não passa dos 19ºC.

Nos siga no Google Notícias