ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Com sacrifício de 8,5 mil cães em 2014, Capital volta a discutir eutanásia

Aliny Mary Dias | 15/08/2014 15:51
Audiência reúne entidades e órgãos públicos da Capital (Foto: Aliny Mary Dias)
Audiência reúne entidades e órgãos públicos da Capital (Foto: Aliny Mary Dias)

A maioria dos cães sacrificados pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) em Campo Grande foram infectados pela leishmaniose. Durante todo o ano passado, foram 16.323 mil cães eutanasiados e nos primeiros sete meses desse ano as mortes chegam a 8.536 mil. Para discutir o assunto, entidades estão reunidas na Câmara Municipal em uma audiência pública sobre a leishmaniose.

Segundo dados do CCZ, dos 8.536 mil animais mortos esse ano, 94,6% deles estavam infectados pela leishmaniose. A grande polêmica é que muitas entidades protetoras dos animais e até profissionais médicos veterinários garantem que a eutanásia não é a saída e se transforma em uma afronta contra os animais.

Diretora do CCZ, Júlia Maksoud, explica que para os setores de saúde não há polêmica, todos seguem normas federais que indicam a eutanásia como procedimento mais adequado. “A situação mais importante é a prevenção e nós seguimos a legislação federal e quem resolve fazer tratamentos paliativos está cometendo crime”, diz.

Pesquisa da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), feita em 2012, aponta que naquele ano Mato Grosso do Sul ocupava a 5ª colocação no ranking dos estados com maior incidência da doença, no ano passado o índice chegou a 17,31%.

Dados do SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade), revelam que em Em um ano e sete meses, vinte pessoas morreram em decorrência da doença na Capital.

Participam do debate que deve se estender durante toda a tarde representantes da Superintendência Federal de Agricultura, a Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista), do CCZ e do CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária).

Sintomas - Nos cães os principais sintomas de leishmaniose são emagrecimento repentino e lesões em várias partes do corpo.

Já nos seres humanos ela se manifesta nas formas: cutânea e visceral. Na cutânea aparecem úlceras na pele, enquanto na visceral ocorre febre, debilidade do corpo e comprometimento do fígado e baço, podendo levar a morte.

Nos siga no Google Notícias