ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Com tecnologia de ponta, Sesau realiza exames gratuitos de fígado nesta terça

Flávia Lima | 14/04/2015 08:13
Testes ficam prontos em 10 minutos e podem ser feitos até às 16h. (Foto:Divulgação)
Testes ficam prontos em 10 minutos e podem ser feitos até às 16h. (Foto:Divulgação)

Através de uma máquina de última geração, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) está realizando nesta terça-feira (14), exames gratuitos do fígado, sem necessidade de biópsia, para pacientes portadores de hepatite. A iniciativa, inédita em Campo Grande, está sendo possível devido a uma parceria com a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH), que está percorrendo o país com a campanha Fibroscan Itinerante.

O exame realizado é o Fribroscan e se assemelha a um ultrasson. O aparelho, cedido gratuitamente para os exames, pertence a ABPH. A Fibroscan lê, em 3 minutos, a rigidez do órgão e aponta se ele está saudável ou se tem algum grau de Fibrose.

Como não está disponível na rede pública e até mesmo nas clínicas particulares devido ao alto custo, os exames com essa máquina são muito caros, restando ao portador de hepatite com baixo poder aquisitivo recorrer somente às técnicas de biopsia para constatar a saúde hepática. Atualmente, os exames com a máquina também são oferecidos sem custo para portadores de hepatite nas clínicas da ABPH, que ficam nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Além dos exames que já foram previamente marcados para pacientes que realizam tratamento pelo SUS, a Sesau já oferece, desde esta segunda-feira (13), testes rápidos gratuitos de hepatite tipo C. Ambos os serviços estão sendo feitos no Centro de Doenças Infecto-parasitárias (Cedip), do Hospital Dia, na Rua dos Coqueiros s/n, bairro Nova Bahia. O hepatologista da ABPH, Rogério Alves e infectologistas da Sesau também acompanharão o mutirão.

Mais de 3 milhões de brasileiros carregam o vírus da hepatite C sem saber. "O teste é fundamental, pois a hepatite viral do tipo C é uma doença silenciosa e uma das maiores causas de transplantes de fígado. O teste é indolor, fazemos apenas um furo no indicador do paciente. O resultado sai em cerca de 10 minutos“, explica a enfermeira Katiucha Mendes de Menezes, gerente do Cedip.

Os testes de hepatite também podem ser realizados gratuitamente no Centro de Testagem e Aconselhamento da Prefeitura de Campo Grande, na Rua Anhanduí, s/n (com a Av. Fernando Corrêa da Costa), das 7h às 10h e das 13h às 16h. Outras informações estão disponíveis no telefone 3314-3450 e 3314 3555.

Nos siga no Google Notícias