ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Comércio comemora obrigação de máscara, porque convencer cliente é difícil

A partir desta sexta-feira (19), o uso dos Equipamentos de Proteção Individual deixará de ser opcional e passará a ser obrigatório

Maressa Mendonça e Liniker Ribeiro | 17/06/2020 16:11
Cliente sem máscara espera para entrar em loja de maquiagem em Campo Grande (Foto: Kisie Ainoã)
Cliente sem máscara espera para entrar em loja de maquiagem em Campo Grande (Foto: Kisie Ainoã)

A determinação sobre o uso obrigatório das máscaras, a partir desta sexta-feira (19), em Campo Grande é comemorada entre os lojistas. Eles usam o Equipamento de Proteção Individual desde a reabertura do comércio no dia 6 de abril, mas continuam expostos porque precisam atender os clientes que se recusam a usar o EPI.

Na tentativa de convencer os clientes algumas lojas usam até caixa de som, mas a informação parece passar despercebida. Após a publicação do decreto com exigência do uso das máscaras isto não deve mais ocorrer.

A gerente Nathália Oliva, de 26 anos, trabalha em loja de maquiagem na Avenida Afonso Pena. e faz parte do grupo que comemora a decisão da Prefeitura. “Muito raro ver alguém usando. As pessoas tinham que se conscientizar de que podem passar pra gente”, diz.

Segundo Nathália, eles não comentavam com os clientes sobre o uso das máscaras porque até então se tratava de uma opção. O sentimento agora é de alívio. “ É mais proteção pra gente. Duas pessoas usando máscara é menos perigoso”.

No centro de Campo Grande ainda é possível ver muita gente sem a máscara (Foto: Kisie Ainoã)
No centro de Campo Grande ainda é possível ver muita gente sem a máscara (Foto: Kisie Ainoã)

Sentimento semelhante é do gestor comercial Mayson Ponce Emiliano, de 34 anos, que trabalha em uma loja de departamentos. Ele diz que “muita gente está usando, mas não 100%” e se diz preocupado com a possibilidade de nova suspensão dos atendimentos em meio ao período de pandemia do coronavírus.

"As pessoas usando será benéfico. Melhor todo mundo usar e não precisar fechar depois. Se houver fechamento, as demissões serão inevitáveis. Da primeira vez conseguimos segurar, se acontecer de novo, já não sei”, disse.

A vendedora Maria Andreia, de 46 anos, confessa já ter falado discretamente com alguns clientes sobre medidas de prevenção contra a covid-19 que inclui o uso da máscara, mas entendia se tratar de uma escolha de cada um. “Agora é bom que será obrigado a usar. Antes era só nos ônibus, mas se protege em um lugar, tem que proteger em todos”, diz.

Para Maria, a publicação de um decreto deste tipo é excelente porque exige que todos se cuidem. “Até porque a gente não sabe quem está ou não com o vírus”.

Obrigação - Na terça-feira (16), o prefeito Marquinhos Trad (PSD) anunciou que o uso das máscaras passará a ser obrigatório em Campo Grande a partir do dia 20 deste mês. A decisão obedece recomendação feita pelo Ministério Público Estadual.

No lado direito da imagem, mulher conversa com a máscara no queixo (Foto: Kisie Ainoã)
No lado direito da imagem, mulher conversa com a máscara no queixo (Foto: Kisie Ainoã)


Nos siga no Google Notícias