ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Comércio não fecha com greve de ônibus, mas temor é pela queda nas vendas

Lojistas vão oferecer carona para funcionários; movimento foi tranquilo logo cedo na região central

Silvia Frias e Cleber Gellio | 21/06/2022 10:05
Movimento nas primeiras horas do dia, no centro de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)
Movimento nas primeiras horas do dia, no centro de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

Na manhã de cidade sem ônibus, o movimento hoje no centro da cidade era tranquilo e, nas lojas, o temor era pela queda nas vendas, já que a maioria dos funcionários deu um jeito e conseguiu chegar ao trabalho, mesmo com atraso.

A reportagem percorreu o quadrilátero central esta manhã. Nas lojas que ainda não estavam atendendo e abririam às 9h, já tinha movimentação interna e as portas seriam abertas, mesmo que sem o quadro completo de funcionários.

“Da primeira leva, só um não chegou”, contou o gerente comercial Mayson Ponte, 37 anos. Em loja de roupas na Rua Dom Aquino, são sete funcionários e um avisou que não conseguiria ir. Segundo ele, a maioria já não usa transporte coletivo logo cedo, por conta da lotação, usando como alternativa carona ou transporte por aplicativo.

Dia vai ser de buscar e levar funcionários. (Foto: Marcos Maluf)
Dia vai ser de buscar e levar funcionários. (Foto: Marcos Maluf)

Porém, o segundo grupo, que entra às 10h40, se utiliza do transporte. Estes vão contar com a carona do gerente para chegar ao trabalho e, os do primeiro grupo, terão a mãozinha para voltar para casa. Ponte disse entender a greve do transporte coletivo, decorrente da falta de pagamento do vale, previsto para ontem. “Isso não é opção do consórcio, é obrigação”, disse.

A vendedora Celine Emanuele de Paula, 21 anos, mora no Jardim Seminário e, para chegar à loja de roupas onde trabalha, na Avenida Calógeras, teve de recorrer a um motorista por aplicativo. “Tive que pagar R$ 30”, lamentou. “E voltar para casa vai ser difícil”, disse, já pensando no gasto do retorno e, pior, de amanhã, já que não tem como recorrer a carona. “Vou ter de pegar app de novo, não posso parar de trabalhar”.

A comerciante Ana Silvia Kawata, 53 anos, dona de loja de artigos de festas na Rua 7 de Setembro, não teve problema com os funcionários. Dos quatro, apenas um não mora perto, mas tem carro. Para ela, a lista de problema enfrentada pelo setor é outra: pandemia, obras no centro e, hoje, a greve do transporte coletivo.

“O castigo é a falta de clientes”, diz. Segundo ela, é comum que as pessoas que estão andando pelo centro parem, olhem e voltam depois para compra. Essa circulação, hoje, vai ser prejudicada.

Ontem, o Consórcio Guaicurus deixou de pagar o vale dos funcionários, alegando "esgotamento de recursos". De madrugada, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte, Demétrio Freitas, foi até a garagem para anunciar a greve da categoria.

Movimentação no centro de Campo Grande nesta manhã (Foto: Marcos Maluf)
Movimentação no centro de Campo Grande nesta manhã (Foto: Marcos Maluf)


Nos siga no Google Notícias