A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

08/05/2013 10:11

Corpo de Bombeiros nega falha e diz que trânsito atrapalhou atendimento

Francisco Júnior e Luciana Brazil
Segundo o tenente-coronel Joilson de Paula, a escada só foi utilizada quando a viatura adequada chegou ao local. (Foto: João Garrigó)Segundo o tenente-coronel Joilson de Paula, a escada só foi utilizada quando a viatura adequada chegou ao local. (Foto: João Garrigó)

O chefe da comunicação social do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Joilson de Paula, negou que a escada magirus tenha falhado durante o combate ao incêndio que destruiu a loja Planeta Real, no centro de Campo Grande, na tarde de ontem (7). O fogo começou por volta das 15 horas  e só controlado duas horas depois.

De acordo com ele, a escada chegou ao local por volta das 16 horas, mas não foi usada imediatamente porque a viatura ABT (Auto Bomba Tanque), com capacidade para seis mil litros de água, usada no combate ao incêndio, estava presa no trânsito caótico que se formou na região central durante o sinistro.

O coronel explica que as duas viaturas que estavam no local, modelos ATR (Auto Tanque Reboque), com capacidade para 30 mil litros de água, e a AT (Auto Tanque), que armazena 20 mil litros de água, são de apoio e não tem a pressão necessária para esguicho de água.

“Se o trânsito não estivesse caótico, a viatura teria chegado a tempo”, diz. O coronel afirma que as equipes dos bombeiros trabalharam com o equipamento que têm disponíveis. “Poderia ter sido melhor, mas conseguimos fazer o principal, evitar que o fogo expandisse”.

Com relação aos hidrantes, o coronel informou que as equipes de resgate tentaram utilizar três deles, sendo o do Centro Comercial Afonso Pena, do prédio Comercial Executive Center e um estabelecimento próximo a Planeta Real. Segundo o oficial, apenas o hidrante do Executive Center funcionou. “No momento do incêndio era hora de pico, com isso a pressão do hidrante é ruim. De noite a pressão é maior nos hidrantes, pois tem menos gente usando água”, relata.

Segundo ele, se a corporação dispusesse de viaturas com novas tecnologias, o combate ao incêndio teria sido feito de maneira mais rápido.

Conforme Joilson de Paula, dentro de quatro meses cerca de 30 novas viaturas entrarão em funcionamento e as que estão sendo usadas atualmente serão encaminhadas para a manutenção. Do total de veículos, cinco serão destinadas para o combate a incêndio.



COMEÇOU O JOGO DO EMPURRA-EMPURRA. AGORA SOBROU PARA O "TRANSITO". ESTAO A 4 QUADRAS DO LOCAL. OUTRA QUESTAO: PQ NAO SE TEM HIDRANTES NAS ESQUINAS DA AREA CENTRAL, FUNCIONANDO? PQ NAO TEM HIDRANTES NUMA LOJA DE GRANDIOSO RISCO DE INCENDIO COMO ERA AQUELA (DE EXPERIENCIAS DE OUTROS INCENDIOS SIMILARES)? É NOSSO BRASIL. O DE SANTA MARIA, CHGU NA CONCLUSAO DA OMISSAO DOS BOMBEIROS QUE ASSINARAM O ALVARA. E AQUI? QUEM VAI ASSUMIR ISSO? MESA REDONDA PARA: GOVERNADOR, PREFEITURA, AGUAS DE GARIROBA, BOMBEIROS, POLICIA, AGETRAM E MP.
SENAO ESTAMOS A BEIRA DE UM CAOS MAIOR, COM VITIMAS FATAIS.
 
LUCIANO MARQUES em 08/05/2013 15:50:24
Fiquei admirada, chateada e arrasada com a situacão!Onde esta todo o dinheiro dos cofres do estado que tanto cobram impostos, sendo q Mato Grosso do Sul é o estado que tem os seus impostos sendo cobrados mais caros que os outros estados?Uma vergonha!
Acredito que falta uma reciclagem para situacões maiores, mas como vivemos em um lugar tranquilo onde não há guerras, terremotos, enchentes, e os fenômenos naturais são mais amenos, o sossego toma conta, porém não estamos imunes, temos que estar preparados, e com equipamentos adequados.Acredito que os bombeiros lutaram para fazer sua parte!Que esse acontecimento, com tamanha proporcão, faca com q pensem na falta de amor ao próximo por quem de direito!Que os governantes se preocupem em atender a populacão com dignidade!E que Deus nos abencõe!
 
Cleane Oliveira em 08/05/2013 14:11:22
Ontem tudo atrapalhou o transito, a aglomeração de curiosos e principalmente aquelas viaturas velhas mais q ultrapassada!!!!!
 
cristiane gonçalves em 08/05/2013 11:30:20
Quanto ao trânsito o problema não é de orientação Sra. Beatriz pois a todo momento notamos pessoas estacionando em fila dupla, avançando sinal vermelho fazendo conversão sem acionar a seta, condutores sem educação, sem consciência. é muito mais fácil imputarmos aos outros aquilo que é nossa responsabilidade. Gentileza gera gentileza!
 
Airton Santos em 08/05/2013 11:25:34
E lamentável a frota dos Bombeiros aqui no estado. Tem um caminhão com escada magirus na quartel do Parque dos Poderes que parece peça de museu mais ele esta em operação.
 
Fabio Mora em 08/05/2013 11:19:58
E o trânsito caótico é culpa da população??? ou pela falta de orientação da polícia e agetran??
 
Ana Beatriz em 08/05/2013 10:28:04
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions