ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

CPI das contas apresentará relatório, mas nenhum prefeito deve ser punido

Luana Rodrigues e Antonio Marques | 03/11/2015 11:55
Vereador Airton Saraiva (à direita, ao lado de Thais Helena), relator da CPI das Contas Pública, tem até o final de novembro para entregar relatório. (Foto: Divulgação - CMCG)
Vereador Airton Saraiva (à direita, ao lado de Thais Helena), relator da CPI das Contas Pública, tem até o final de novembro para entregar relatório. (Foto: Divulgação - CMCG)

O relatório da CPI (Comissão parlamentar de Inquérito) que investiga as Contas Públicas de janeiro de 2011 a abril de 2015 deve ser apresentado na próxima semana. De acordo com o relator da CPI, Airton Saraiva, serão recomendados alguns indicativos para evitar problemas financeiros, mas "dificilmente algum gestor será punido devido as falhas que tenha cometido."

Segundo Saraiva, foram identificadas falhas tanto na administração do ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), do prefeito afastado Gilmar Olarte (PP), quanto do atual prefeito Alcides Bernal (PP). "Foi verificado aumento considerável da folha a partir de 2012, por conta do pagamento do piso dos professores. A situação da gestão piorou em razão do enquadramento do pagamento do piso salarial e sem aumento do repasse do governo federal, que promoveu aumento das despesas", explicou.

O presidente da CPI das contas, Eduardo Romero (Rede Sustentabilidade) disse que vai aguardar o relatório de Saraiva para saber se haverá necessidade de fazer um relatório paralelo. "Mas não cabe a comissão pedir a cabeça de quem quer que seja, a comissão vai apresentar um relatório que deve ser encaminhado aos órgãos competentes, como TCE (Tribunal de Contas do Estado) e MPE(Ministério Público Estadual). A eles cabem tomar as medidas necessárias diante dos fatos apurados", disse.

A CPI investiga o aumento de 40,34% na folha de pessoal da Prefeitura, que teria ocorrido por conta do aumentos salariais praticados e nomeações de comissionados por parte do prefeito afastado Gilmar Olarte.

Nos siga no Google Notícias