Crianças participam de plantio que forma "Arco de Ipês" no Parque dos Poderes
Servidores estaduais levaram os filhos para contribuir com ação realizada pela Agems
As avenidas do Poeta e André Junqueira Fortes recebem na manhã deste sábado (30) mais uma edição de plantio de ipês realizada pela Agems (Agência de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul). A ação é marcada pela presença de servidores que levaram os filhos para plantar uma das 50 mudas que vão formar um “Arco dos Ipês”.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Agems (Agência de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul) realizou um plantio de 50 mudas de ipê branco, dando continuidade à criação de um “Arco dos Ipês” nas avenidas Poeta e André Junqueira Fortes, no Parque dos Poderes. A ação, que envolveu servidores e seus filhos, contribui para a agenda de descarbonização do estado, neutralizando carbono e promovendo a conscientização ambiental nas crianças. O projeto une a preservação ambiental à cultura indígena, utilizando o ipê, árvore usada para fazer arcos e flechas, e visa educar as novas gerações sobre a importância da sustentabilidade.
A diretora de saneamento e resíduo sólidos da Agems, Iara Marshioceto destaca que o plantio contribui diretamente na agenda de descarbonização e, até agora, 277 árvores foram responsáveis por neutralizar 24 toneladas de carbono. Além da questão da sustentabilidade, ela pontua outras características do projeto.
“É um projeto que surgiu há dois anos e hoje também tem cultura envolvida, pois escolhemos plantar os ipês que eram usados pelos indígenas para fazer o arco das flechas. Isso une meio ambiente e cultura para as crianças que vão fazer a plantação das mudas”, afirma.
O arco está sendo feito nas avenidas que ficam atrás do Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes. Nessa etapa, mais 50 mudas de ipê-branco vão se juntar às outras duas mil mudas que formam o arco.
Renata Espíndola, de 45 anos, levou o filho Cairo Augusto, de 10 anos, para participar. O menino conta os motivos que o fizeram ir à ação da Agems. “Gosto de vir porque faz bem pra natureza, tem tanta gente desmatando por aí, então a gente tem que plantar mais árvores ainda”, destaca.
Já a mãe pontua que as próximas gerações têm responsabilidade em garantir um mundo melhor para todos. “As crianças são nosso futuro e elas serão responsáveis pelo nosso bem-estar no futuro e isso inclui melhor qualidade do ar e diminuição de tanta poluição”, fala.
A servidora pública Maíra Falcão, de 24 anos, também fez questão de incluir o filho, de 4 anos. “É importante a criança estar envolvida nesse tipo de trabalho para ter consciência ambiental desde muito cedo, ele adora participar”, diz.
O diretor presidente da Agems, Carlos Alberto Assis, participou recentemente da COP 29 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) e também esteve presente na Rio Eco 92. A conclusão do presidente é que quando se trata das pautas sustentáveis os mais novos precisam ser envolvidos.
“O que eu vejo é que ações como essa, trazendo as crianças para plantar, trazem mais efeito. São mais eficazes que qualquer evento ambiental, pois as crianças estão aprendendo desde muito pequena a valorizar o meio ambiente, isso é uma educação de 10, 15, 20 anos pra frente”, conclui.
Além do plantio, as crianças também estão aproveitando a manhã deste sábado para passear em cavalos com o acompanhamento da Polícia Militar.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: