ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SÁBADO  09    CAMPO GRANDE 16º

Capital

De 602 presos beneficiados com "saidão", Agepen diz que só 4 não retornaram

Dos quatro presos, três são do regime semiaberto e um do aberto; todas as mulheres retornaram aos presídios

Silvia Frias | 06/01/2020 10:43
De 602 presos beneficiados com "saidão", Agepen diz que só 4 não retornaram
No dia 24 de dezembro a reportagem acompanhou a saída dos presos e a promessa do retorno (Foto/Arquivo: Henrique Kawaminami)

Dos 602 presos dos regimes aberto e semiaberto beneficiados com durante as festas de Natal e Ano Novo, apenas quatro não retornaram ao sistema prisional em Campo Grande. Segundo a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), isso representa 0,66% do total.

A assessoria da Agepen informou que são detentos do sexo masculino, sendo três do regime semiaberto e dois do aberto. As 55 mulheres beneficiadas com o “saidão” retornaram no prazo previsto, 3 de janeiro.

O “saidão” foi dividido em duas etapas, sendo concedido a 547 homens e 55 mulheres, em escala de 24 a 26 de dezembro e, deppios, 31 de dezembro a 2 de janeiro.

Os quatro detentos agora são considerados foragidos e devem perder a progressão do regime, caso sejam recapturados. A situação pode ser remedidada caso se apresentem na audiência de justificativa, mas dependerá da avaliação do juiz da Vara de Execução Penal.

Segundo a legislação penal, tem direito à saída temporária o preso que cumpre pena em regime semiaberto que, até a data da saída, tenha cumprido um sexto da pena total, se for primário, ou um quarto se for reincidente. Também é preciso ter boa conduta carcerária.