ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Depois da Máfia do Câncer, fraudes envolvem tratamento do coração

Em março de 2013, a operação Sangue Frio apontou o desmonte da radioterapia

Aline dos Santos | 25/01/2018 09:39
Equipe chega à superintendência da Polícia Federal em Campo Grande. (Foto: Mirian Machado)
Equipe chega à superintendência da Polícia Federal em Campo Grande. (Foto: Mirian Machado)

Cinco anos depois da Sangue Frio, que revelou a Máfia do Câncer, a operação Again, deflagrada nesta quinta-feira (dia 25) pela PF (Polícia Federal) aponta fraudes, principalmente, no setor de hemodinâmica, método que usa técnicas invasivas, como o cateterismo, para obtenção de dados sobre cardiopatias.

De acordo com a investigação,o esquema contava com o envolvimento de servidores públicos que recebiam vantagens ilícitas das empresas envolvidas nas fraudes a licitações, com ênfase no setor de hemodinâmica.

A ação, em parceria com a CGU (Controladoria-Geral da União), apura fraudes a licitações e desvios de recursos públicos no HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian e no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, que é administrado pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e fica no campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande.

O esquema incluía fraudes a licitações, causando sobrepreço nos itens adquiridos; .recebimento de produtos com prazo de validade e qualidade inferiores ao previsto nos contrato; e indícios de desvio de materiais hospitalares para clínicas particulares. A retribuição vinha em forma de viagens e transferências de veículos de alto valor.

Em março de 2013, a operação Sangue Frio apontou o desmonte da rede pública, no setor de radioterapia, para atender interesses privados. Hoje, a assessoria de imprensa do HU informou que ainda aguarda esclarecimento da PF. 

Nos siga no Google Notícias