ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Depois de um ano sem contrato, empresa retira radares das ruas

Agetran deve reforçar uso de equipamentos móveis na fiscalização

Kleber Clajus | 27/02/2018 19:13
Equipes retiraram equipamentos na Afonso Pena,
Mato Grosso e Hiroshima (Foto: Saul Schramm)
Equipes retiraram equipamentos na Afonso Pena, Mato Grosso e Hiroshima (Foto: Saul Schramm)

Depois de pouco mais de um ano sem contrato com a Prefeitura de Campo Grande a empresa Perkons iniciou, nesta terça-feira (27), a retirada de equipamentos de radar e lombadas eletrônicas de ruas e avenidas. Edital para o serviço ainda está pendente.

O contrato com a empresa, que passou a recolher os radares, venceu em dezembro de 2016. Ao todo eram 66 equipamentos monitorando 127 faixas, enquanto o sistema que flagrava motoristas avançando no sinal vermelho, parados na faixa de pedestres e com velocidade superior em cruzamentos também deixou de operar em abril do mesmo ano.

Foram confirmadas pela reportagem do Campo Grande News a remoção de radares de fiscalização de velocidade nas avenidas Afonso Pena, Mato Grosso e Hiroshima.

Janine de Lima, diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), disse ser normal a retirada dos equipamentos com o fim do contrato com a prefeitura. O plano de contingência, desde o desligamento dos equipamentos, recorreu ao uso de três radares móveis que "não perdem a capacidade de fiscalização e possuem o efeito surpresa".

No ano passado, a licitação para o serviço foi lançada em 4 de outubro, contudo acabou suspensa em 5 de novembro para responder questionamentos de empresa participante. Janine informou que a expectativa agora é de que o processo seja retomado até abril.

Contrato - Em 2003, a administração das lombadas eletrônicas de Campo Grande passou do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) para a Perkons, que venceu a licitação. Na ocasião, o contrato de R$ 17 milhões era válido por quatro anos e foi sendo prorrogado.

A Perkons venceu, em dezembro de 2010, uma nova licitação que tinha validade até 5 de dezembro de 2016. Esta teve quatro termos aditivos e durante a gestão de Alcides Bernal (PP) levou ao desligamentos dos radares por falta de pagamento de R$ 2,2 milhões. Com o débito pago a administração lançou nova licitação, suspensa dias depois. Novas tentativas ocorreram no ano passado, porém desde o serviço de fiscalização fixo continua inoperante.

Sistemas instalados no Parque dos Poderes e em rodovias no entorno da Capital, conforme a Perkons, tem mantida sua operação por tratar-se de contrato com o Detran.

Nos siga no Google Notícias