ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Sem radar há um ano, receita com multas cai 64% em Campo Grande

Aline dos Santos | 29/12/2017 09:35
Radares fixos da Agetran estão desativados desde dezembro de 2016, quado terminou contrato com empresa. (Foto: André Bittar)
Radares fixos da Agetran estão desativados desde dezembro de 2016, quado terminou contrato com empresa. (Foto: André Bittar)

Com os radares desativados desde dezembro do ano passado, a arrecadação com multas caiu 64% em Campo Grande. De acordo com o Portal da Transparência, a previsão da Agetran (Agência de Transporte e Trânsito) em 2017 era receita de R$ 31,9 milhões com multas e juros de mora. Mas o arrecadado foi de R$ 11,6 milhões.

A licitação para oferecer o serviço chegou a ser lançada em 4 de outubro pela prefeitura de Campo Grande. Mas teve vida curta, sendo a suspensão do edital 12/2017 publicada em 5 de novembro no Diário Oficial da cidade.

O processo foi paralisado para responder a questionamentos de empresa, conforme explicou o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine de Lima Bruno ao Campo Grande News no dia 6 do mês passado.

Ao ser aberta, a licitação previa que a vencedora fará a gestão dos radares fixos, lombadas, aparelho mistos (o “olho vivo” dos semáforos) e radar estático portátil (o radar móvel) por dois anos.

Desligados - Os 66 radares fixos e lombadas foram desativados desde dezembro do ano passado, quando venceu o contrato com a Perkons. Já o “olho vivo”nos semáforos deixou de funcionar em abril de 2016. O dispositivo fiscaliza avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestre e velocidade. Eram 106 faixas de rolamento com essa modalidade de controle.

Móveis - A Agetran tem dois radares móveis que circulam pelas avenidas de Campo Grande. O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) continua fiscalizando, por meio de lombadas, o trânsito no Parque dos Poderes.

Nos siga no Google Notícias