ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Capital

Detran deve implantar biometria em junho, para aferir aulas práticas

Antonio Marques | 31/05/2015 09:46
O Detran/MS, seguindo portaria do Denatran, deve implantar sistema biométrico para aferição das aulas de prática de direção (Foto: Arquivo)
O Detran/MS, seguindo portaria do Denatran, deve implantar sistema biométrico para aferição das aulas de prática de direção (Foto: Arquivo)

Na tentativa de evitar fraudes no processo de obtenção da habilitação e melhorar a qualidade da formação de novos motoristas, o Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) deve implantar no próximo mês o sistema biométrico para aferição de aulas práticas, com uso equipamento eletrônico e até câmera para filmar os exames.

Conforme uma portaria do Detran, publicada em 27 de março, o prazo para início da fiscalização termina no final de junho próximo e a empresa responsável pela aferição dos equipamentos já estaria com o projeto piloto em um Centro de Formação da Capital pronto para iniciar na próxima semana ou mais tardar na semana seguinte.

Portanto, de acordo com o Detran, a empresa ainda não teria definido se o equipamento eletrônico a ser utilizado nos veículos vai ser um Tablet, Ipad ou Iphone, o que será definido a partir do projeto piloto, além da câmera que vai filmar os exames de prática de direção. Essas imagens seriam utilizadas em caso de possível recurso do condutor em casa de divergência durante a prova.

Conforme a portaria do órgão, durante a realização de cada aula prática, o instrutor será responsável por coletar e validar a biometria digital ou facial do aluno, que servirá para fins de cumprimento da carga horária e análise do processo de aprendizagem e expedição da carteira nacional de habilitação. “O objetivo é termos o controle total do sistema e promover a formação mais criteriosa dos motoristas”, afirmou o diretor-presidente do Detran/MS, Gerson Claro, lembrando que a preocupação maior é com a segurança no trânsito.

Para o presidente do Sindcfc/MS (Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Mato Grosso do Sul), Wagner Roberto Prado, a nova tecnologia a ser implantada pelo Dentran/MS vai possibilitar a melhoria da qualidade na formação dos motoristas e também contribuir para a formação dos próprios instrutores, que também vão passar por capacitação no órgão. Ele lembrou que o sistema não deverá aumentar o valor do processo de aquisição da habilitação, uma vez que o sindicato estaria verificando a possibilidade de parcerias com algumas empresas para reduzir o custo de implantação dos equipamentos nos veículos.

Segundo Wagner Prado, o órgão de trânsito vai acompanhar o trabalho dos instrutores bem de perto e, quando necessário, os profissionais vão ter o Centro de Monitoramento Pedagógico do próprio Detran como apoio à formação. “A finalidade de todo o processo, além da aferição das aulas práticas, é qualificar ainda mais os instrutores para melhorar a qualidade dos serviços prestados aos condutores”, comentou.

Conforme o presidente do Sindcfc/MS, no estado existem cerca de 220 centros de formação de condutores e aproximadamente 1500 instrutores, que teriam de ser capacitados para a utilização da nova tecnologia. “Assim, acredito que o Detran deva prorrogar o prazo de aplicação das novas medidas, considerando que tempo de implantação do sistema vence no próximo dia 27”, destacou.

O diretor-presidente do Detran/MS disse que o prazo regulamentar da portaria deverá ser mantido, considerando que o cronograma de implantação do sistema estaria dentro da normalidade, mas que o departamento técnico é quem deve decidir essa questão. O sistema biométrico digital já é usado nos centros de formação para aferir a presença nas aulas teóricas.

Nos siga no Google Notícias