ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Dez foram presos em operação contra furto de energia elétrica

Nadyenka Castro | 12/07/2012 18:42

Polícia Civil flagrou ‘gato’ em comércios, escritório, salão de beleza e até em construção em andamento

Delegado Wellington e equipe da Enersul fiscaliza medidor de energia elétrica. (Foto: Minamar Júnior)
Delegado Wellington e equipe da Enersul fiscaliza medidor de energia elétrica. (Foto: Minamar Júnior)

Dez pessoas foram presas na operação Ilgattino (o gato, em italiano) realizada pela 1ª Delegacia de Polícia Civil nesta quinta-feira, na área central de Campo Grande. Elas foram presas porque furtavam energia elétrica.

De acordo com o delegado Wellington de Oliveira, responsável pela ação, dos 10 autuados em flagrante, oito não tem direito à fiança porque foi verificado fraude nos medidores de consumo de energia elétrica.

A fraude nos medidores acontece quando quem faz o ‘gato’ abre o objeto e faz alterações no equipamento. Dois dos 10 presos pagaram fiança porque não foi constatada fraude nos locais de responsabilidade deles.

A Polícia Civil flagrou ‘gato’ em comércios, escritório, salão de beleza e até em construção em andamento, localizada na avenida Afonso Pena.

Policiais, peritos e equipes da Enersul vistoriaram pelo menos 42 lugares. Em 10 foi constatado o furto de energia e há suspeitas que em outros locais também esteja ocorrendo o crime. Por conta disso, serão abertos inquéritos para apurar a situação.

Segundo Wellington, em um dos casos de flagrante, o autuado disse que fez o ‘gato’ porque o consumo era alto, pois o ar-condicionado fica o dia inteiro ligado.

Para o delegado Wellington de Oliveira, a operação “surtiu efeito positivo”. “Quem paga o furto praticado por eles é quem paga a energia corretamente”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias