ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Duas horas após chuva terminar, ruas do Tiradentes continuam tomadas pela água

Moradores afirmam que bueiros sujos dificultam escoamento da água e vias ficam alagadas por horas

Clayton Neves e Mirian Machado | 19/01/2022 14:07
Seu Márcio teve de passar no cantinho da rua para não se molhar. (Foto: Paulo Francis)
Seu Márcio teve de passar no cantinho da rua para não se molhar. (Foto: Paulo Francis)

Duas horas depois de a chuva parar, algumas ruas do Bairro Tiradentes, próximo à Lagoa Itatiaia, continuavam encobertas pela água. Segundo moradores, a situação se repete todas as vezes que chove forte e é agravada pela sujeira, que obstrui o sistema de drenagem e dificulta o escoamento da água.

Apenas veículos grandes se arriscaram a passar pela área alagada. (Foto: Paulo Francis)
Apenas veículos grandes se arriscaram a passar pela área alagada. (Foto: Paulo Francis)

“Só dá para sair de casa com o carro e fica difícil receber visitas. Falta um escoamento eficiente aqui, porque toda vez que chove é esse problema”, comenta Márcio Melo, que mora perto da lagoa há cerca de 1 ano. Na chuva de hoje, ele conta ter visto até um peixe já na área gramada.

Na Rua do Nilo, a água em tom marrom ainda impedia a visão da pista e invadia as calçadas. Enquanto estava no local, nossa equipe de reportagem encontrou com o mecânico Ramon Clarindo, de 66 anos, a caminho do serviço. De bicicleta, ele preferiu não se arriscar e passou pelo cantinho da via, ao lado de um matagal. “Quando eu voltar, vou passar pela rua de cima por causa dessa situação aqui”, afirmou.

Motociclista teve de invadir calçada para conseguir atravessar. (Foto: Paulo Francis)
Motociclista teve de invadir calçada para conseguir atravessar. (Foto: Paulo Francis)

Para não se molhar, nem se surpreender com objetos escondidos pela água, motociclistas invadiram calçadas para trafegar. Pedestres optaram por vias alternativas e motoristas tiveram de reduzir a velocidade.

Aos 64 anos, Eliza Martins conta que os alagamentos na área já duram quase quatro décadas. “Sempre foi assim. Quando vim morar aqui, tive de aumentar o nível do meu terreno, porque a água chegava até nos fundos”, explica.

Hoje, anos depois, a situação permanece igual e ainda é agravada pela falta de manutenção periódica. “As pedras e cascalhos das ruas em volta entopem a passagem”, pontua. Para ela, a limpeza das bocas de lobo deveriam ser feitas com mais frequência, assim como reparos realizados na grama, por exemplo.

A prefeitura de Campo Grande informou que "faz a limpeza periódica das bocas de lobo do entorno da Lagoa Itatiaia", e que "está no planejamento da gestão a execução de obras de drenagem e asfalto na região".

No fim da manhã desta quarta-feira(19), bairros localizados na região leste de Campo Grande foram muito afetados pelo volume de chuva.

Nos siga no Google Notícias