ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Em menos de 48h, atendimento nos postos de saúde volta ao “normal”

Michel Faustino | 03/06/2015 16:08
Atendimento já voltou ao normal em todas as unidades de saúde da Capital. (Foto: Fernando Antunes)
Atendimento já voltou ao normal em todas as unidades de saúde da Capital. (Foto: Fernando Antunes)

Com o fim da greve dos médicos da rede municipal de Saúde, os atendimentos na maioria das unidades da Capital voltaram a ser normalizados nesta quarta-feira (03). Em contrapartida, o movimento nos postos permanece “tímido”.

Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) os cerca de 1,4 mil médicos já retornaram ao trabalho na manhã de hoje e o atendimento está normal em todas as unidades de saúde. Existe ainda uma determinação para que todas as consultas que foram “perdidas” nos 18 dias de paralisação sejam remarcadas.

A aposentada Maria dos Santos Flores, 66 anos, foi na tarde de hoje à UPA (Unidade de Pronto Atendimento Médico) do Bairro Coronel Antonino, e se “surpreendeu” com a rapidez em que foi atendida. Ela diz que ontem ficou mais de três horas esperando para ser atendida, não aguentou esperar e foi embora. Hoje, ela aguardou cerca de 1h por atendimento.

“Hoje foi uma maravilha. Ontem eu vim aqui e fiquei esperando, falaram que os médicos estavam voltando ainda. Hoje eu resolvi arriscar e fui atendida rapidinho (sic). Assim é muito bom né, e eu vi que todo mundo tá sendo atendido rápido, uns esperam mais porque não tem nada muito grave, mas quem tá precisando mesmo é num pulo”, disse. Quatro clínicos e um pediatra estavam atendendo na unidade.

Nas UBS's (Unidades Básicas de Saúde), a situação é semelhante, no entanto, o movimento ainda é “tímido”. É o caso da UBS do bairro Nova Bahia.

A dona de casa Júlia Marques Fonseca, 29 anos, estava sentido dores, com febre e decidiu buscar atendimento na unidade. Segundo ela, o atendimento foi rápido.

“Eu já vim aqui outras vezes e sempre demora um pouco. Hoje foi até tranquilo. Na semana passada eu fiquei ruim também, mas não quis vir por causa da greve. Essa semana eu fiquei ruim de novo e felizmente eles (médicos) já voltaram”, completou.

Greve - A greve dos médicos começou em 6 de maio após corte de gratificações e plantões. Houve acordo para o retorno dos pagamentos e a greve foi interrompida no dia 11.

Contudo, a paralisação foi retomada em 15 de maio. O sindicato informa que são 1.400 profissionais; conforme a prefeitura, são 1.200 médicos. A estimativa é de a paralisação tenha prejudicado 39,4 mil pessoas.


O acordo entre prefeitura e sindicato foi formalizado no sábado e anexado à ação sobre a greve que tramita no TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) no fim da tarde de segunda-feira (01).

O documento protocolado prevê uma data para a concessão de reajuste salarial, principal ponto das reivindicações, que ficou para o mês de agosto, além do retorno das gratificações e o não prejuízo financeiro à categoria, que também não precisará repor os dias parados.

Nos siga no Google Notícias