A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

27/09/2012 09:22

Empresas já atuam lideram pontuação na licitação do transporte

Paula Vitorino
Entrega das propostas das empresas concorrentes foi no dia 14 de agosto. (Foto: Nicholas Vasconcelos)Entrega das propostas das empresas concorrentes foi no dia 14 de agosto. (Foto: Nicholas Vasconcelos)

O Consórcio Guaicurus, formado pelas empresas Viação Cidade Morena, Viação São Francisco e Jaguar, obteve a nota máxima, 100 pontos, na avaliação técnica da licitação do transporte coletivo de Campo Grande.

A concorrente, a empresa Auto Viação Redentor, de Curitiba (PR) obteve nota técnica de 82. O resultado foi publicado no Diário Oficial nesta quinta-feira (27).

As propostas técnicas foram entregues no último dia 22. O líder, Consórcio Guaicurus, apresentou documento com 75 folhos. Ele é formado pelas empresas que integram a Assetur (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano), responsável pelo atual sistema de transporte coletivo da Capital.

Já a concorrente, apresentou proposta com 15 folhas. A Viação Redentor é uma empresa de Curitiba, cidade que sempre foi considerada molde para o transporte coletivo em Campo Grande.

A empresa atua há 50 anos na Capital paranaense, com 71 linhas e diz transportar 200 mil passageiros diariamente e empregar 1,6 mil pessoas.

Essa é segunda etapa da licitação. Entre os critérios técnicos estavam o controle/mobilização da frota e da segurança interna dos veículos, acessibilidade, absorção e treinamento de mão de obra, experiência em operações de serviços de transporte coletivo de ônibus, certificações (qualidade, meio ambiente, saúde e segurança) e bilhetagem temporal eletrônica.

Uma das exigências era de que o proponente absorva 30% da mão de obra operacional das atuais empresas já no primeiro dia. Caso se comprometesse a absorver 100% dos trabalhadores, o concorrente teria maior pontuação.

A partir da agora as empresas têm prazo para recurso. Em seguida, a disputa segue para a última etapa da licitação, com a entrega das propostas de preço e análise da comissão.

O contrato com a vencedora terá validade de 20 anos, podendo ser prorrogado por mais 10 anos. A oferta mínima para outorga da concessão é de R$ 10 milhões, enquanto que o faturamento ao longo dos anos será de R$ 3,4 bilhões.

O edital prevê que a vencedora faça investimentos de R$ 800 milhões no transporte coletivo, sendo que R$ 40 milhões devem ser imediatos. Entre as exigências está previsto: implantar sistema de informações georreferenciadas, padronizar as estações de pré-embarque e disponibilizar 600 ônibus, todos com acessibilidade e câmeras de monitoramento (atualmente são 537 coletivos).



"O que acontece é que o prefeito, vereadores, diretores de empresas, não andam de ônibus, por isso acha uma maravilha, faça esta experiência, ande de trasporte coletivo para ver a superlotação."

Uma vergonha a diferença de propostas não é?

 
Fernando Carvalho em 10/10/2012 15:13:32
Pessoas as empresas de trasporte coletivo de CG, não pertence a Prefeitura e nem ao governo, e uma empresa privada, me respondam se a outra empresa ganhar, sera que os onibos serão vazios sem congestionamento de pessoas? será onibus passando a cada 2minutos no ponto? entre outras coizinhas que não vem ao caso então Fica a questão!
 
Pamela Santos em 28/09/2012 04:53:21
"Uma das exigências era de que o proponente absorva 30% da mão de obra operacional das atuais empresas já no primeiro dia. Caso se comprometesse a absorver 100% dos trabalhadores, o concorrente teria maior pontuação." que burrice é essa? lógico que a Guaicurus vai ter maior pontuação nessa exigências eles ja empregam os trabalhadores fala sério prefeito que licitação mais porca que vocês fizeram
 
William Alves em 27/09/2012 12:58:43
Campo Grande nem de longe é modelo de transporte, se esse consórcio Guaicurus não fez nada em 20 anos vocês acham que poderá fazer? Tenho certeza que não. O transporte coletivo de Campo Grande é uma "porcaria", os ônibus velhos caindo aos pedaços, lotados "um na cabeça do outro" até teve um que pegou fogo né? Bem, ta na hora de mudar pra melhor, se não mudar, pelo menos tentamos algo melhor...
 
Marcos Serafim em 27/09/2012 12:22:15
Péssimo não, e o melhor tranporte do planeta. Pensa comigo, ônibus lotado, sujo, tarifa alta, motorista estressado.Você acredita quem vai ganhar essa falsa licitação. G u a i c u r u s. Alguma dúvida!!!
 
Ana Maria em 27/09/2012 11:59:26
Como um sistema de péssima qualidade consegue nota máxima ?
E outra para que fazer licitação todos sabemos quem ganhará ! parabéns Nelson Trad , conseguiu fazer a população de otário de novo, nos últimos meses de mandato fazer uma mega licitação dessa.
 
Katherine Stalin em 27/09/2012 11:55:32
MARMELADA, puro teatro!!!
 
reginaldo pereira da silva em 27/09/2012 11:26:30
Óóóóóó´que dúvida, quem será que vai ganhar essa licitação...
 
Tony Ferraz em 27/09/2012 11:26:22
Cartas marcadas...Será!!!!.
 
nilo papito em 27/09/2012 11:26:10
Alguma dúvida que o mesmo grupo que comanda o coletivo em CG iria ganhar? Isso já era marcado faz tempo, agora só um grupo vai dominar o transporte aqui e vai continuar a mesma coisa. Parabéns a prefeitura pela patifaria.
 
Paulo Cesar em 27/09/2012 11:20:26
Caros, é lógico que as empresas atuais irão ganhar as licitações elas pertencem ao atual governador e prefeito... Vocês acham que isso tem alguma interferência? É claro que tem... Se uma empresa modelo como a própria reportagem diz perdeu para este lixo que temos hoje... Como é que vai ocorrer mudança? Esperemos 20 ou 30 anos com este transporte horrível (tempo de PMDB no poder...rsrsrs)
 
Helen Rangel em 27/09/2012 11:20:16
Alguem dúvida que essa licitação vai ser ganha pela "GUAICURUS"!!!!
A única mudança que vamos ter é o valor da tarifa isso sim, porque o resto vai continuar sendo a mesma coisa...
 
Victor Hugo em 27/09/2012 11:04:54
Transporte coletivo de campo grande é de primeiro mundo ! Curitiba deve ser modelo de outras coisas , mas transporte Campo Grande é melhor !! basta ver que nao há reclamaçao nenhuma, ninguem espera nos pontos de onibus e os veiculos so todos quase zero quilometro.. por isto a pontuaçao 100 !!! havia alguma duvida que somos tratados como otarios?
 
Renato Dutra em 27/09/2012 10:56:40
MAIS ALGUÉM AINDA TEM DÚVIDA QUE QUEM VAI GANHAR A LICITAÇÃO...VAI SER AS QUE JÁ ATENDEM HOJE COM O PÉSSIMO SERVIÇO COLETIVO.....JPA ESTÁ COMBINADO COM OS PODEROSOS DE CAMPO GRANDE.......NEM SEI PORQUE ABRIRÃO A TAL LICITAÇÃO......SÓ PARA ENGANAR O POVO.......
 
Rodrigo Pereira Mendonça em 27/09/2012 10:37:42
Eu não sei como procede a licitação das empresas de transporte, ganhar 100 pontos sendo que o ônibus de campo grande é precário.Tempo de espera no terminal, nos pontos, a mal conservação do coletivo, falta de respeito com os usuários.Como uma empresa com todos esses adjetivos pode ganhar uma licitação! Sera que a voz do povo também não conta porque o jornal local cansa ouvir reclamações usuários
 
graziela martinez em 27/09/2012 10:28:41
Ou seja, nada de mudança no sistema de transporte e continua o desrespeito ao passageiro.
 
Gabriel Lourenço em 27/09/2012 10:04:52
Impressão minha ou significa que supostamente o transporte coletivo em Campo Grande é melhor que o de Curitiba ? Alô pessoal, vamos acordar pra realidade. Chega de mais do mesmo, é hora de mudar. O transporte público em Campo Grande é uma piada (de mal gosto), onibus capengas, pontos sem cobertura...e os mesmos agora dizem que tudo vai mudar ? Como querem que eu acredite, se tiveram sua chance ?
 
Marcos Paulo Hypollito em 27/09/2012 10:01:02
Bom dia , hoje o transporte coletivo em campo grande é péssimo veículos muitos velhos, motoristas despreparados para transportarem pessoas, descontrole de horário nos pontos, planejamento de itinerários que ja nao atendem os usuários , mais onibus nas linhas . Hoje preocupa se muito com preço e integração do transporte isso ja não é o maior problema!
 
necime l peres em 27/09/2012 09:47:28
Um absurdo isso, como esse Consórcio Guaicurus pode ganhar nota máxima? atualmente o serviço prestado em Campo Grande é incompatível com o valor caríssimo da tarifa, nem temos corredores de ônibus, terminais e ônibus nem um pouco confortáveis, nem precisava abrir licitação, pura politicagem e a chance de termos um transporte melhor vai indo por água abaixo...
 
Michael Nunes em 27/09/2012 06:59:50
Acho que esse Gabriel é funcionário ou faz parte do bloco das empresas de Campo Grande que participam da Licitação!!! KKK
 
marcos Sanches em 27/09/2012 05:32:17
Como eu posso dizer....EU JÁ SABIA!!! KKKKKKKKKKK Tem gente que acredita nesse teatrinho todo da prefeitura. Continuem votando nos mesmos viu, eles adoram! Depois venham reclamar no CG News.
 
Jean K Santos em 27/09/2012 05:28:24
Minha cara senhorita Helen Rangel, primeiro nem foi onibus das empresas que estão participando da licitação que pegou fogo, só lhe informando foi da empresa Serrano. Por Favor vamos prestar mais atenção antes de fazer comentários banais. Por mais que sejam da mesma categoria não fazem parte, pois são administradas por grupos diferentes!
 
Gabriel Jordão em 27/09/2012 03:04:06
É impressionante como uma concessionária que tem ônibus pegando fogo no meio da rua pode ter nota máxima...kkkkkkkkkkkkkk
 
Helen Rangel em 27/09/2012 01:55:28
Certamente 90% das pessoas que fizeram os comentários acima, não conhecem o transporte coletivo de outras cidades, criticam pelo simples fato de criticar ou por serem eternos insatisfeitos!!!
 
Edson Coelho em 27/09/2012 01:11:08
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions