ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Enquanto estuda lei da Uber, prefeitura deve entregar mais 250 alvarás para táxi

Marquinhos disse que Campo Grande é a segunda capital com maior diferença proporcional entre população e motoristas

Yarima Mecchi | 03/04/2017 11:58
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad. (Foto: Marcos Ermínio)
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad. (Foto: Marcos Ermínio)

Para manter o equilíbrio entre a população e os motoristas de táxi disponíveis, a Prefeitura de Campo Grande deve liberar entre 230 e 250 alvarás de táxi para os auxiliares. A informação é do prefeito, Marquinhos Trad (PSD), dada nesta segunda-feira (3), quando confirmou uma reunião com a categoria até o fim da tarde.

Durante a reunião, também serão debatidas as regras para regulamentar os motoristas de aplicativos como a Uber. 

De acordo com prefeito, a cidade é a segunda capital do Brasil com maior diferença entre a proporção de habitantes e motoristas de táxi. "Tem uma média porque tem uma lei que determina quantos deve acrescer anualmente em Campo Grande. Eu lhe digo o seguinte, Campo Grande é a penúltima capital com menos proporção entre habitantes e o número de táxi. Pela lei dá entre 230 e 250, mas vamos colocar em discussão".

Marquinhos ressaltou que o problemas de alvarás de Campo Grande se estende há 20 anos e deve ser resolvido.

"A reunião de hoje está resolvendo um problema de 20 anos que nunca foi enfrentado. Não estamos reunindo apenas os 636 auxiliares através de seus representantes, mas o também o MPE (Ministério Público do Estado), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Câmara Municipal, sindicato", citou.

A reunião desta segunda-feira deve ainda discutir as regras para os motoristas de aplicativo. "Eu não falo mais só da Uber porque temos já quatro aplicativos (similares) sendo utilizados na cidade", lembrou. 

O administrador de Campo Grande já chegou a dizer que a regulamentação de novos alvarás será publicada junto com a regulamentação dos motoristas de aplicativo e que dará a mesma quantidade de licenças oferecidas para taxistas, atualmente são 490. O decreto publicado no dia 24 de fevereiro foi suspenso no dia 7 de março.

Regras suspensas – O decreto que regulamenta a prestação de serviços de “caronas pagas”, que exploram o transporte privado e remunerado de passageiros, estabeleceu dentre outros pontos obrigatórios, que os motoristas sejam donos dos carros. Hoje, a Uber por exemplo oferece convênios com locadoras de veículos para os condutores cadastrados.

Outra exigência é que as OTTs (Operadoras de Tecnologia de Transporte), como é denominada o Uber e serviços semelhantes, tenham escritório em Campo Grande. O decreto limitou em 490 as licenças que serão emitidas para profissionais da área na Capital, mesmo número de alvarás para táxis existentes.

Dias depois, o prefeito disse que liberará que os “ubers” contratem auxiliares – aumentando, portanto, para 980 o número de autorizações para circular.

Nos siga no Google Notícias