Entre uma novena e outra, fiéis se vacinam em santuário
É a segunda vez que a Sesau disponibiliza doses em uma igreja nesta campanha
Toda quarta-feira é dia de novena no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande, e nesta (7), a grande concentração de fiéis está sendo aproveitada para aumentar o número de vacinados contra a gripe.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande, está oferecendo vacinação contra gripe durante as tradicionais novenas de quarta-feira. A iniciativa visa aproveitar a grande concentração de fiéis para ampliar a cobertura vacinal na região. A ação disponibiliza 600 doses iniciais, com possibilidade de reposição conforme a demanda. O atendimento acontece das 8h às 11h e das 13h30 às 16h, no Centro de Apoio ao Devoto. Para receber a vacina, basta apresentar documento de identificação, sendo a imunização disponível para pessoas acima de 6 meses de idade.
A primeira da fila, no entanto, não conseguiu ficar para as orações. Ela passou no local antes de ir trabalhar.
Foi a auxiliar de limpeza de 61 anos, Maria Aparecida de Lima, que trabalha perto do santuário. "Facilita muito ter a vacina aqui. Ela é uma segurança para a gente. Quem puder, tem que vir para se prevenir", apela.
Quem também estava entre os primeiros da fila era o ministro da igreja e vendedor, José Carlos Lima Ferreira, 63. Ele, sim, conseguiu participar da novena antes de ser imunizado.
"Como eu viajo muito e os postos de saúde estão cheios, fiquei esperando para vir aqui depois de participar da novena das 6h e das 7h", contou.
A dona de casa Regiane Romana, 50, vai ao santuário todas as quartas. Ela ficou sabendo da vacinação na igreja e garantiu a dose após se frustrar na unidade de saúde mais próxima de sua casa. "Eu moro no Bairro Moreninhas II e no posto de saude de lá é uma burocracia para tomar vacina. Cheguei perto do horário de fechar e não queriam dar senha", reclama.
Regiane dá o recado sobre a imunização. "O vírus está se espalhando demais e a vacina é o único jeito de conter a forma mais grave da doença. Sei que não vou deixar de ficar gripada, mas corro menos risco estando vacinada", finaliza.
600 doses - Este é o total disponível no santuário, por enquanto, segundo o enfermeiro que está coordenando a campanha no local, Paulo Adriano Silva. "Mas vamos atender todos que vierem aqui. Se precisar, a gente busca mais vacinas", avisa.
A vacinação ocorre das 8h às 11h e das 13h30 às 16h em estrutura montada no lado de trás da igreja, com entrada pela Rua Armando de Oliveira, no Centro de Apoio ao Devoto (1º andar).
Basta apresentar um documento de identificação para ser imunizado. "Estamos contando com acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e o suporte do pessoal da igreja. Podem vir, vai ser bem rápido", convoca.
Podem se vacinar pessoas de todas as idades, com exceção a bebês menores de 6 meses.
Outra igreja - É a segunda vez, nesta campanha contra a gripe, que a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) disponibiliza equipe e vacinas em igreja.
A primeira foi a Igreja Universal da Avenida Mato Grosso. A vacinação por lá ocorreu em 27 de abril, o primeiro dia em que a dose foi liberada para todos os públicos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.