ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Equipe terá 90 dias para definir plano de recuperação do asfalto na Capital

Chamamento público definiu que empresa e consórcio vão definir o melhor modelo técnico, econômico e jurídico para manutenção e reparos de ruas

Humberto Marques | 18/03/2019 18:11
Objetivo da prefeitura é estabelecer PPP para que empresa assuma serviço de manutenção de ruas. (Foto: Arquivo)
Objetivo da prefeitura é estabelecer PPP para que empresa assuma serviço de manutenção de ruas. (Foto: Arquivo)

A Prefeitura de Campo Grande selecionou as duas empresas que vão realizar estudos técnicos que visam a apresentar alternativas para manutenção e revitalização do asfalto do município. Anunciado há cerca de 30 dias, o chamamento público busca selecionar um projeto técnico que oriente a futura PPP (Parceria Público-Privada) que resultará na concessão, por prazo a ser definido, de serviços como o atual tapa-buracos.

O resultado do chamamento público foi publicado nesta segunda-feira (18) no Diário Oficial do Município. Um consórcio composto por duas empreiteiras e uma empresa apresentaram propostas. Agora, a CPD (Companhia Paulista de Desenvolvimento) e o consórcio formado pela Engepar Engenharia e Participações Ltda. e Egetra Engenharia de Transportes terão 90 dias para apresentarem o resultado de seus estudos.

“O que buscamos com isso é o primeiro passo visando a uma PPP”, explicou Rudi Fiorese, secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos da Capital. A partir de agora, “essas empresas vão nos apresentar estudos técnicos e a prefeitura vai escolher um, que seja considerado o melhor, para basear a licitação e contratar essa PPP”, prosseguiu o titular da Sisep.

A estimativa é de que os estudos custem R$ 2 milhões, a serem investidos pelos consórcios. “A lei das PPPs permite que seja feito assim. Escolhendo o estudo e fazendo a licitação, caberá à vencedora da PPP remunerar quem fez os estudos”, antecipou o secretário.

Fiorese adianta que estudos não terão apenas dados técnicos, mas também econômicos e jurídicos. (Foto: Arquivo)
Fiorese adianta que estudos não terão apenas dados técnicos, mas também econômicos e jurídicos. (Foto: Arquivo)

Conteúdo – Fiorese reiterou que o levantamento não vai ser usado em novos projetos de pavimentação, e sim em opções para a manutenção e revitalização da atual malha viária. As empresas que conduzirem os estudos poderão, também, disputar a futura licitação.

O diagnóstico a ser apresentado não deve conter apenas questões técnicas. O edital de convocação prevê apresentação de estudos que incluam, também, as modelagens econômico-financeira e jurídica para permitir a modernização e manutenção do pavimento.
“Elas (empresas) também devem sugerir as alternativas que precisamos de receita maior do que estamos gastando hoje com o tapa-buracos. E, na PPP, o parceiro privado fará um investimento maior e vai recebendo ao longo do tempo”, disse.

Atualmente, a prefeitura gasta cerca de R$ 40 milhões anualmente apenas com serviços de tapa-buracos. A expectativa é de que o certame preveja um gasto “um pouco superior” anual, estipulando, ainda, longos prazos para execução de um serviço que, anualmente, vinha sendo alvo de licitações.

O resultado dos documentos será encaminhado ao presidente do Comitê Gestor de PPP da Capital –o secretário de Governo Antônio Lacerda. Além desse estudo, a prefeitura fechou convênio com o curso de Engenharia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para encontrar alternativas para a pavimentação da cidade.

Nos siga no Google Notícias