ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Evento de cidadania leva atendimento para jovens e famílias de baixa renda

Liniker Ribeiro e Anahi Gurgel | 11/03/2018 12:20
Jovens e adultos aproveitando o corte de cabelo gratuito realizado durante evento (Foto: Paulo Francis)
Jovens e adultos aproveitando o corte de cabelo gratuito realizado durante evento (Foto: Paulo Francis)

O bairro Moreninha III foi o primeiro a receber as equipes da “Ação Jovem”, evento que busca levar serviços sociais voltados à cidadania até jovens de baixa renda da Capital, em 2018. A ação realizada na manhã deste domingo (11) na praça localizada na rua Barreiras, levou diversos atendimentos gratuitos para a região do Anhanduizinho.

Quem esteve no local aproveitou para ter acesso às vagas de cursos profissionalizantes, além de ter aproveitado o espaço montado para brincadeiras para crianças. Também foram feitas doações de livros, mudas e repassadas orientações quanto ao tratamento bucal.

O evento, que está em sua 6ª edição, é realizado por meio da Subjuv (Subsecretaria de Políticas para a Juventude) e agradou os moradores. “Nunca trabalhei, mas sei que isso é muito importante para ter independência financeira e me interessei pelos cursos profissionalizantes”, afirmou a jovem Licéria Cristina Mendonça, de 23 anos, mãe de uma menina de 2 anos.

Apesar do termo “jovem” no nome, o evento, na verdade, está voltado para toda a família, garante o subsecretário Maicon Nogueira. “De acordo com o estatuto, são jovens pessoas de 15 a 29 anos, mas a juventude está no espírito de cada um. Até porque quando um pai, avô ou qualquer outro familiar do jovem é atendido, isso reflete na qualidade de vida dele”, esclareceu.

Crianças aproveitando a barraca de algodão doce (Foto: Paulo Francis)
Crianças aproveitando a barraca de algodão doce (Foto: Paulo Francis)
Evento também levou orientação sobre higiene bucal para ação na praça (Foto: Paulo Francis)
Evento também levou orientação sobre higiene bucal para ação na praça (Foto: Paulo Francis)

Vander Cleison Rabelo de Andrade, de 38 anos, por exemplo, foi até o local acompanhado dos dois filhos, de 9 e 8 anos, mas aproveitou para ficar por dentro das oportunidades do mercado de trabalho. Desempregado há seis meses, ele cria sozinho as crianças e revelou a dificuldade em conseguir uma vaga.

“Está muito difícil, mas vim procurar ajuda na ação que seja uma oportunidade”, afirmou.

Além dos atendimentos, a ação também realiza manutenções nos locais onde o evento é realizado. Uma semana antes das atividades, os organizadores já trabalhavam para realizar toques na pintura do espaço, trocar lâmpadas, corte de grama. Hoje, inclusive, foi reinaugurada a academia ao ar livre da praça.

A expectativa é de que aconteçam outros sete eventos como o de hoje ao longo do ano. Neste domingo, foram realizados aproximadamente mil atendimentos. A próxima edição vai contemplar a região Segredo. 

Nos siga no Google Notícias