Falta de remédio compromete tratamento de criança com dificuldade de crescimento
Mãe conta que o filho tinha idade óssea de uma criança de dois anos, depois do remédio o crescimento acelerou
“De presente de ano novo quero um remédio que contribui para o crescimento do meu filho”, a frase resume o sofrimento de um pai que há 50 dias procura por um medicamento que está em falta na Casa de Saúde, em Campo Grande.
Segundo o homem que não quis ser identificado, o filho de 6 anos usa há um ano e sete meses Hormotrop - um remédio utilizado no tratamento de crianças com dificuldade de crescimento causados pela deficiência do hormônio de crescimento.
- Leia Também
- Falta de medicamento põe em risco vida de quem fez transplante de rim
- Falta de remédios na rede pública deixa pacientes psiquiátricos sem medicação
“A gente liga na Casa de Saúde todos os dias, eles falam que não tem previsão para chegar o medicamento. O meu filho precisa do remédio para continuar o tratamento”, afirma o pai.
A mãe disse que o garoto evoluiu bastante depois que começou a fazer uso do Hormotrop. “Ele não crescia antes da medicação. “O meu filho tinha idade óssea de uma criança de dois anos, depois do remédio o crescimento acelerou”, afirma a mulher.
Ela explica que a taxa de crescimento é maior durante o tratamento. “Estou preocupada porque hoje ele vai usar a última dose”, disse a mãe que o garoto precisa do remédio diariamente.
O tratamento em longo prazo é para crianças que apresentam problemas de crescimento devido à deficiência hormonal.
A mãe conta que o menino é medicado toda noite antes de dormir. “Quando acha que esqueci, ele pergunta mãe cadê o remédio”, disse.
O medicamento não é vendido em farmácia. Segundo a mãe, mesmo que fosse a família não tem condições financeiras para comprar.
Conforme ela, uma caixa de Hormotrop para 30 dias custa em torno de R$ 2 mil. Em contato com a Casa de Saúde o Campo Grande News foi informado que a farmacêutica responsável pelo setor não estava e só retornaria na segunda-feira.