ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Famílias da Cidade de Deus serão levadas para lotes na região do Dom Antonio

Flávio Paes | 07/12/2015 20:27
Ocupação na Cidade Deus começou em janeiro de 2013 (Foto:Arquivo)
Ocupação na Cidade Deus começou em janeiro de 2013 (Foto:Arquivo)

A Prefeitura de Campo Grande planeja reassentar em janeiro, num loteamento social aproximadamente 300 famílias da Favela Cidade de Deus, que chegou a ter mais de 500 famíias, algumas com mais de um barraco.

Serão contempladas apenas aquelas cadastradas ano passado e que de fato tiverem o perfil sócio-econômico de baixa renda,  como também já não terem sido contempladas com casas populares. 

O loteamento será implantado numa área do município num bairro próximo a favela no  Dom Antonio Barbosa. Serão terrenos de 200 metros quadrados, com rede de água e energia elétrica. Será de responsabilidade de cada um construir sua própria casa.

O remanejamento já tem o aval do Ministério Público que pressiona o municípo a transformar o local numa área com cobertura arborea para mitigar os danos ambientais gerados pelo lixão localizados nas proximidades.

De acordo com o diretor da Agência Municipal de Habitação, Dirceu Peters, os lotes não serão doados, haverá a cobrança de um valor simbólico, após um período de carência. Além disso, só vai ter direito a um título provisório de propriedade ,aquelas família que fizerem alguma construção definitiva, de alvenaria, num prazo de até seis meses.  Num primeiro momento  a EMHA vai tolerar  que transfiram para o loteamento os barracos onde estão morando.

Por determinação da Justiça, a Prefeitura teria de retirar estas famílias desta área (que começou a ser ocupada em janeiro de 2013) no início deste ano. A situação ficou tensa depois que a distribuidora de energia cortou as ligações clandestinas e por algum tempo chegou a ser instalado um gerador a diesel para garantir o fornecimento de luz. O gerador foi retirado e as gambiarras voltaram.

Houve a tentativa de levar as famílias para um área no Jardim Noroeste,com 120 terrenos, onde mais de um barraco teria de dividir o mesmo lote, numa espécie de condomínio de favela.

A Prefeitura instalou rede de água e energia, mas o reassentamento não foi feito, porque as famílias alegaram que depende do lixão para sobreviver e não teriam como se mudar para um bairro tão distante, quase 15 quilômetros de onde estão.

Foi o próprio Alcides Bernal, na primeira etapa da sua gestão, tomou a iniciativa de recorrer à Justiça para pedir a reintegração posse da área,destinada a ser um espaço de cobertura para arbórea para mitigar os danos ambientais do aterro sanitário localizado nas proximidades. A ordem de despejo saiu em 2014, para o então prefeito Gilmar Olarte, protelou a reintegração de posse, com vários recursos.

Nos siga no Google Notícias