ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Famílias decidem deixar área invadida, mas pedem moradias ao poder público

Alan Diógenes | 20/05/2014 20:30
Moradores foram recebidos por Batalhão de Choque e oficial de Justiça que pediu a reintegração de posse. (Foto: Cleber Gellio)
Moradores foram recebidos por Batalhão de Choque e oficial de Justiça que pediu a reintegração de posse. (Foto: Cleber Gellio)

Após reunião na noite desta terça-feira (20), as 153 famílias que receberam o ultimato da Justiça para deixar uma área invadida no bairro Parque da Lagoa, em Campo Grande, decidiram deixar o local de forma pacífica amanhã (21), mas querem que a prefeitura consiga um lugar para ficarem. Segundo os moradores, o advogado do grupo não conseguiu reverter a decisão de reintegração de posse tomada pelo juiz titular da 14ª Vara Cível da Capital, Fábio Possik Salamene.

O defensor Rhiad Abdulahad, de 24 anos, que está cuidando do caso, informou que na manhã desta quarta-feira irá a até a prefeitura da Capital, tentar conseguir uma solução para o problema. Uma delas é pedir para a gestão municipal ceder um local provisório para as famílias ficarem até conseguirem encontrar uma nova residência. Rhiad disse que já solicitou à prefeitura uma assistente social que possa acompanhar as famílias, em sua maioria, com crianças, mas até agora a profissional não foi disponibilizada.

O advogado também orientou os moradores a agirem de forma pacífica amanhã, quando os policiais do Batalhão de Choque juntamente com o oficial de Justiça Luciano Ribeiro de Souza forem fazer a reintegração de posse. Rhiad explicou ainda que na ocasião não pode haver violência, por que a culpa não é das três partes envolvidas, e sim do poder público. “Não podemos entrar em confronto, pois a culpa não é dos moradores, nem da Justiça, muito menos dos policiais. O culpado é o poder público que não disponibiliza moradias para as pessoas, que só encontram na invasão uma forma de ter um teto”, destacou.

O pedreiro Jean Pauferro, de 27 anos, que mora no local há um ano e três meses, contou que se sair do local vai ter um prejuízo de R$ 8 mil, que foram investidos na casa de alvenaria de três cômodos construída na área invadida. Por causa da ordem de despejo, a esposa dele o deixou e foi embora para casa de parentes com o filho do casal. “Com toda essa situação ela decidiu se separar de mim e acabou indo embora com meu filho. Estou precisando de ajuda, não quero perder o que já construí com tanto esforço aqui. Já vim para cá por que não tinha onde morar e decidi ficar por que a área era tomada por matagal, nós que limpamos tudo e tornamos isso aqui no que é hoje”, desabafou.

O terreno pertence à Imobiliária Correta e a reintegração de posse está prevista desde o começo do mês. A empresa iria disponibilizar caminhões para as famílias fazerem a mudança às 13h30 de hoje, mas os moradores disseram que a promessa não foi cumprida. Entretanto explicaram que amanhã às 7h, a empresa se prontificou em enviar os veículos para fazerem a mudança.

Nos siga no Google Notícias