ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Farmacêuticos se unem e participam de campanha para doação de sangue

Viviane Oliveira e Aline dos Santos | 20/01/2014 12:00
Farmacêutico Osnei participou da campanha. (Foto: Marcos Erminio)
Farmacêutico Osnei participou da campanha. (Foto: Marcos Erminio)

No dia do farmacêutico, comemorado hoje, os profissionais da área participam da campanha “No dia 20 de janeiro, o seu sangue por ser o remédio”, na Santa Casa de Campo Grande. Eles querem conscientizar a sociedade da necessidade que os bancos de sangue têm, principalmente, nesta época do ano.

De acordo com o membro do Comitê Transfusional da Santa Casa, Luiz Gustavo Souza, neste período de férias as doações diminuem e a procura dos hemocomponentes e as urgências aumentam. Uma a outra cirurgia eletiva pode ser cancelada por falta de sangue. “Na semana passada a situação estava crítica”, diz.

O farmacêutico Osnei Okomoto, que foi diretor por 20 anos do Hemorrede, era um dos que estavam doando sangue nesta manhã. “A maior dificuldade são com as plaquetas, que vale por cinco dias. Elas são utilizadas para quem faz tratamento de leucemia e cirurgia de grande porte, por isso a necessidade de ter sempre doadores”, explica.

O conselheiro e porta voz do conselho de farmácia, Ronaldo Abrão, diz que tradicionalmente no dia do farmacêutico são ministrados cursos, palestras e vários eventos. “Neste ano foi inserimos a doação de sangue como parte da comemoração. Afinal o profissional de farmácia também cuidada da população”.

Doação - O candidato à doação de sangue precisa ter entre 16 e 69 anos, sendo que os adolescentes devem estar acompanhados de pais ou responsável, ter no mínimo 55 quilos e estar bem alimentado.

No momento da doação é preciso estar com documento oficial com foto, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não ter passado por cirurgia no último trimestre e nem ter sido vacinado nos últimos 30 dias. Quem fez tatuagem também deve esperar o tempo mínimo de seis meses para doar.

O banco de sangue da Santa Casa fica na Rua Eduardo Santos Pereira, esquina com a 13 de maio. O horário para doação é das 8h às 11h e das 13 às 16h30. O telefone para contato é o 3322-4126.

Nos siga no Google Notícias