A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

04/07/2011 19:35

Fumaça e tempo seco viram tormento para a população nessa época do ano

Francisco Júnior, Nadyenka Castro e Ítalo Milhomem

Médica dá dicas de como evitar problemas e complicações

Médica orienta a ingestão de líquidos e alimentos saudáveis. (Foto: Simão Nogueira)Médica orienta a ingestão de líquidos e alimentos saudáveis. (Foto: Simão Nogueira)

O tempo seco somado à fumaça provocada pelas queimadas urbanas torna essa época do ano um suplicio para a população. Os hospitais e postos de saúde registram um aumento considerado de atendimento neste período. As crianças e os idosos são as principais vítimas.

A situação é pior ainda para quem sofre algum tipo de doença respiratório, como, por exemplo, asma e bronquite. De acordo com a médica pediatra e pneumologista, Carolina Ribeiro de Miranda, ar seco acompanhado do frio, a poluição e a fuligem das queimadas fazem são muito prejudiciais a saúde.

Por conta desses fatores, segundo ela, a pele e o nariz ficam mais ressecados, a garganta apresenta ardência e irritabilidade, além de falta de ar e chiadeira no peito.

Segundo a médica, esse período do ano ainda favorece para a ocorrência de gripe e resfriado.

O artesão Geraldo Silva, de 33 anos, sabe muito bem como são estes problemas. Ele mora em frente a um terreno baldio que frequentemente é incendiado, e devido a isso a casa dele é tomada pela fumaça. No local, moram seis crianças, sendo que uma delas tem bronquite e recentemente ficou internada no hospital em decorrência da doença. Fora a mãe dele que tem apenas um pulmão. “Eu não sei o que pode ser feito para evitar isso”, reclama.

Fogo em terreno baldio no Aero Rancho. (Foto: Simão Nogueira)Fogo em terreno baldio no Aero Rancho. (Foto: Simão Nogueira)

Segundo o artesão, esta situação está prejudicando também o seu ofício. Como utiliza argila para a produção de vasos, ele tem que trabalhar fora de casa, mas com a fumaça que toma conta da região quando o terreno pega fogo, está tendo dificuldades. Ele acredita que alguém coloca fogo no local.

Orientações - Para evitar os problemas e as complicações ocasionados pelo tempo seco, a médica orienta a ingestão de líquidos e alimentos saudáveis, não demorar ao tomar banhos quentes, limpar o nariz com soro fisiológico e usar colírios, “os chamados lágrimas artificiais”.

Apae recebe doação de brinquedos da campanha Compartilhe o Natal
Foi iniciado nesta segunda-feira (11) a entrega de brinquedos arrecadados na campanha "Compartilhe o Natal", realizado pelo Ministério Público Estadu...
Ação oferece serviço especial na UBSF do Tarumã nesta terça-feira
A UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Tarumã promove nesta terça-feira (12) diversas atividades voltadas para a promoção de saúde da populaç...
Prefeitura e Sebrae fazem estudo em lojas para revitalizar rua 14 de Julho
A prefeitura de Campo Grande a o Sebrae de Mato Grosso do Sul estão realizando na rua 14 de Julho, Centro da cidade, um estudo técnico em 230 lojas, ...


Domingo passado minha vizinha pôs fogo no lixo, a fumaça invadiu a nossa tomando de conta, mal conseguimos respirar, qual a medida cabível para que isto não aconteça mais, pois ela disse que voltaria a tocar de novo.
 
Radjane Ferreira em 20/11/2012 12:00:30
O que falta é punição para estas pessoas que não perdem este péssimo hábito de queimar lixo, esta situação é absurda, se não houvesse coleta de lixo até se justificaria, basta os fiscais de prefeitura começarem a multar, e cobrar estas multas, pois também não adianta em nada aplicar uma multa que ninguem vai pagar...
 
Marco Aurélio em 05/07/2011 09:34:08
EU ACHO Q JA PASSOU DA HORA DA PREFEITURA, O GOVERNO DO ESTADO E OUTROS ORGÃOS COMPETENTES TOMAREM PROVIDENCIAS REFERENTE AO ASSUNTO QUEIMADA URBANA NÃO É MESMO? PRENDAM LOGO ESSE POVO VARREM SEU LIXO E TOCAM FOGO A NOITE INCOMODANDO A VIZINHANÇA TODA, DEIXEM ELES UMA SEMANA PRESOS Q NUNCA MAIS VÃO COLOCAR FOGO EM NADA. SÓ ASSIM ESSAS PESSOAS SEM NOÇÃO VÃO TOMAR VERGONHA NA CARA E PARAR DE INCOMODAR OS VIZINHOS. LA NO JARDIM LEBLON ONDE MORO É UM HORROR, TODAS A NOITES É AQUELA FEDENTINA DE FOLHAS QUEIMADAS E ATE PAPEL HIGIENICO AS VEZES, PODE? OU MULTEM NÉ, PQ DO JEITO Q ESTÁ NÃO PODE CONTINUAR, NÃO É MESMO?
 
PAULO CESAR DA SILVA em 05/07/2011 08:23:27
oi e que fazemos quando o vizinho toca fogo quase todos os dias,porque moro no jd canguru em frente da minha casa tem uma fabrica de reciclagem as pessoas que trabalham la toca fogo em peneu e outros reciclagem pensa a fumaça preta fedida fica enconodando nos moradores aonde e fabrica o terreno e da prefeitura e ai o que fazemos aonde reclamamos com quem falamos pesso se alguem ver essa reclamaçao fizece alguma coisa por nos moradores do canguru rua araquara essa fabrica fica no jd balsamo na antiga fablica de blocos sabemos que todos precisa trabalha mais nao por fogo encomodar todos pensa so neles e tambem temos direitos pesso a pessoa importante ver meu pedido nos ajude obrigado.
 
Maria José Brito de Santos em 04/07/2011 11:00:23
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions