ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Fumaça e tempo seco viram tormento para a população nessa época do ano

Francisco Júnior, Nadyenka Castro e Ítalo Milhomem | 04/07/2011 19:35

Médica dá dicas de como evitar problemas e complicações

Médica orienta a ingestão de líquidos e alimentos saudáveis. (Foto: Simão Nogueira)
Médica orienta a ingestão de líquidos e alimentos saudáveis. (Foto: Simão Nogueira)

O tempo seco somado à fumaça provocada pelas queimadas urbanas torna essa época do ano um suplicio para a população. Os hospitais e postos de saúde registram um aumento considerado de atendimento neste período. As crianças e os idosos são as principais vítimas.

A situação é pior ainda para quem sofre algum tipo de doença respiratório, como, por exemplo, asma e bronquite. De acordo com a médica pediatra e pneumologista, Carolina Ribeiro de Miranda, ar seco acompanhado do frio, a poluição e a fuligem das queimadas fazem são muito prejudiciais a saúde.

Por conta desses fatores, segundo ela, a pele e o nariz ficam mais ressecados, a garganta apresenta ardência e irritabilidade, além de falta de ar e chiadeira no peito.

Segundo a médica, esse período do ano ainda favorece para a ocorrência de gripe e resfriado.

O artesão Geraldo Silva, de 33 anos, sabe muito bem como são estes problemas. Ele mora em frente a um terreno baldio que frequentemente é incendiado, e devido a isso a casa dele é tomada pela fumaça. No local, moram seis crianças, sendo que uma delas tem bronquite e recentemente ficou internada no hospital em decorrência da doença. Fora a mãe dele que tem apenas um pulmão. “Eu não sei o que pode ser feito para evitar isso”, reclama.

Fogo em terreno baldio no Aero Rancho. (Foto: Simão Nogueira)
Fogo em terreno baldio no Aero Rancho. (Foto: Simão Nogueira)

Segundo o artesão, esta situação está prejudicando também o seu ofício. Como utiliza argila para a produção de vasos, ele tem que trabalhar fora de casa, mas com a fumaça que toma conta da região quando o terreno pega fogo, está tendo dificuldades. Ele acredita que alguém coloca fogo no local.

Orientações - Para evitar os problemas e as complicações ocasionados pelo tempo seco, a médica orienta a ingestão de líquidos e alimentos saudáveis, não demorar ao tomar banhos quentes, limpar o nariz com soro fisiológico e usar colírios, “os chamados lágrimas artificiais”.

Nos siga no Google Notícias