A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

10/02/2012 13:55

Fumaça produzida pelo lixão cobre dois bairros de Campo Grande

Francisco Júnior

Moradores na vizinhança reclamam do desconforto que estão passando

Fumaça cobre os dois bairros. (Foto: Marlon Ganassin)Fumaça cobre os dois bairros. (Foto: Marlon Ganassin)

Moradores dos bairros Parque Lageado e Parque do Sol estão passando por um tormento nos últimos dias. O motivo é a densa fumaça produzida pelo lixão que fica na região dos dois bairros.

Segundo os moradores, o problema já existe há anos, mas se intensificou neste ano. Edinaldo Viana conta que quando a fumaça cobre os bairros fica insuportável respirar. “Eu tenho dois filhos, um com cinco anos e uma menina com dois anos de idade,que ultimamente vem sofrendo constantes problemas respiratórios decorrente da fumaça que respiram dia e noite”, reclamou.

De acordo com a comerciante Sebastiana Fernandes Guimarães, 47 anos, os horários mais críticos, quando a fumaça fica mais densa, são as 6 e 16 horas. “Ontem á tarde foi complicado. A fumaça tomou conta do bairro todo. Nem dava para respirar. A nossa saúde fica prejudicada”.

O aposentado Sadir de Lima, de 63 anos, mora no bairro há 16 anos no Parque do Sol. “Desde que mudei para cá convivo com esse transtorno. Às vezes nem dá para enxergar a rua de forte que está à fumaça. Fora quando a região fica tomada por moscas”.

Conforme a doméstica Regina dos Santos, 47 anos, à noite é quando a situação piora. “A gente já está dentro de casa e essa fumaça invade tudo. Por conta do lixo, o cheiro de podre é muito forte. Nem dá vontade de comer”, contou.

O depósito de resíduos existe desde 1984 e, conforme acordo firmado em fevereiro de 2010, entre a Prefeitura e o MPE (Ministério Público Estadual), está com os meses contados.

Um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado em 2010 prevê o fim do lixão, a criação de um aterro sanitário, num terreno ao lado, e a implantação de uma usina de processamento do lixo (UPL), a ser gerenciada pelos catadores que, atualmente, vivem de recolher materiais recicláveis no local.



SAÍDA PARA SIDROLÂNDIA PEDE SOCORRO!
NÃO BASTASSE O LIXÃO POLUINDO O NOSSO AR, AINDA TEM PRESÍDIO FEDERAL, COLÔNIA PENAL, FÁBRICAS DE PRODUTOS ORGÂNICOS COM UMA CATINGA HORROROSA.
ESTÁ NA HORA DE LEMBRAR DESSA REGIÃO, E NÃO SÓ DA ORLA FERROVIÁRIA, VIA MORENA, REVITALIZAÇÃO DO CENTRO, AGORA SAÍDA PARA CUIABÁ RECEBENDO TODA ATENÇÃO POR CONTA DE CONDOMÍNIO ALPHAVILLE E SHOPING BOSQUE DOS IPÊS
 
Marilene Machado da Silva em 13/09/2012 10:11:31
A poluição ambiental nessas áreas citadas é notória, não precisando portanto, fazer denúncia escrita. Todos sabem dos prejuízos para a saúde da população. Porém, não vemos nenhuma autoridade tomando providências. Não vemos o meio meio ambiente multando ninguém. Se você colocar fogo num galho de árvore seca do fundo do seu quintal, cuidado! Não esqueçam companheiros...é ano de eleição.
 
João Bonfim em 11/02/2012 11:21:50
Até aqui no bairro Aero Rancho sentimos essa fumaça nossa é horrivel
 
lucimeire dias em 11/02/2012 10:00:08
que 02 bairro coisa nenhuma aqui são varios bairros, jd.colorado .dom antonio parque do lageado .jd.penfigo .copha vila ouro preto ate no aero rancho a fumaça esta indo é so perguntar .os politicos só querem o voto da população BANDO DE SAFADOSSSS.porquer não deem um jeito nisso .rammmmmmmmmmmmmm
 
adriana da silva em 11/02/2012 04:43:59
Prefeito, MP, poderes e poderosos: assim como a cidade está dividida em Zonas para certos assuntos, dividam-na também com relação ao destino do que os cidadãos descartam.Seria tão equilibrada essa divisão tbm!Mande implodir aquele moooonte de lixo de uma vez.Escondam-no no mais fundo do Planeta! e iniciem uma nova maneira de despacho.É pq agora as pessoas já estão mais conscientes.Mãos à obra Drs.
 
rose mara em 11/02/2012 02:32:18
Olha não é so la não
no jd mato grosso tbm
aff nem da pra
sentat na varanda de casa
por causa de tanta fumaça
 
franciele griebel em 11/02/2012 01:18:22
Todas as tardes, a mesma fumaça atrapalha tudo aqui no Tarumã, Coophavila, Penfigo e toda região da saída para Sidrolândia. Alguém tem que acabar com isso. O cheiro é tão forte que temos dor de cabeça todos os dias.
 
Jardel Corrêa em 10/02/2012 08:23:44
SOCORRO PREFEITO!!!!!!!! ESSE LIXÃO TEM QUE MUDAR DE LUGAR URGENTE
 
GUSTAVO RENO em 10/02/2012 08:21:02
até aqui no paulo coelho sentimos essa fumaça ja nao basta o do esgoto que transborda sempre esse mal cheiro .
 
paulo sandro em 10/02/2012 07:07:13
eu moro nessa região e sei como é dificil enfrentar essa fumaça todos os dias fora o mal cheiro q da, muito forte antes de morar aqui eu ñ tinha gripe alergica agora nesse calar vivo espirrano por calsa dessa fumaça infernal, estamos esquecindos nos samos lebrado no ano eleitoral.promete mundos e fundos, pra nos aqui passou ha politica ficamos só com a fumaça eo fedosao.
 
ana flavia em 10/02/2012 07:05:53
Até que enfim fizeram um comentário a respeito, só que não é só nos bairros apontados que sente o desconforto, moro no Aero Rancho e também está difícil de respirar com esta fumaça é horrivel.
 
Dulci Lopes em 10/02/2012 06:59:56
Passei pela rodovia,com direção ao indubrasil.e concordo com os leitores,pela foto dá para se ter uma idéia de como fica,mas na realidade é muito pior na foto não se sente o ''cheiro''.e a fumaça prejudica a visão de quem passa pela BR,o cheiro é insuportavel para quem está passando,imagino quem mora nas redondezas,ou trabalha por lá.é muito triste.
 
Teresa Moura em 10/02/2012 05:36:21
A vida naquela região da cidade é difícil é insalubre, pois convivem diariamente com o mal cheiro, com altíssima concentração de moscas e outros insetos atraídos pelo lixo. O local está distante das principais benfeiturias e suporte público. O IPTU que pagamos aqui não é ´sinônimo de melhoria. Há esperança que um dia a dignidade e o respeito público será realidade, vistos como gente dessa cidade.
 
EDILSON PEREIRA DA SILVA em 10/02/2012 04:26:33
Parabens pela materia mas não é so nesses bairros toda região fica fechada de fumaça, Tarumã, Penfigo, Coophavila 2 que acaba gerando problemas repiratorios em todos pode se levantar no postos de saúde da região se os atendimentos não aumentaram com certeza sim e as casas ficam com um cheiro de fumaça horrivel e em outros dias é cheiro do tratamento de esgoto.
 
Ricardo Bueno em 10/02/2012 03:55:48
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions