ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Governador de SP vem para MS testar vacina brasileira contra a dengue

A imunização produzida pelo Instituto Butantan será posta a prova em outras 13 cidades

Chloé Pinheiro | 31/08/2016 11:40
Larvas do aedes aegypti, agente transmissor da dengue. (Foto: Marcos Ermínio)
Larvas do aedes aegypti, agente transmissor da dengue. (Foto: Marcos Ermínio)

O Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), estará em Campo Grande na próxima quinta-feira (01) para dar início aos testes na cidade para a vacina nacional contra a dengue. O produto, desenvolvido pelo Instituto Butantan, no estado paulista, é estudado há anos, e promete baratear o custo das vacinas particulares que chegaram ao mercado este ano. 

Estarão presentes para o começo dos testes o diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil, e o Secretário de Estado de Saúde de São Paulo, o infectologista David Uip. O evento será realizado na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Coophavilla 2. 

Essa etapa, a última de um longo processo, servirá para comprovar a eficácia da vacina contra a doença que dá dor de cabeça (e febre, e dor no corpo, e manchas vermelhas...) nos brasileiros todos os anos.

Mais de 17 mil voluntários no país serão testados. Do total, um terço recebe um placebo, que é uma espécie de "sósia" do remédio de verdade, mas sem efeito nenhum, e dois terços recebem a vacina propriamente dita. Para garantir a eficácia, nenhum dos grupos sabe qual das duas versões está tomando. 

O Butantan espera que uma proteção de até 90% contra a doença seja garantida com apenas uma dose -- diferente das três que são necessárias hoje nas versões particulares. Ela é produzida com uma versão atenuada dos vírus e blinda contra quatro subtipos do micro-organismo. 

 

 

Nos siga no Google Notícias