ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Capital

HU ainda não foi notificado sobre reativação da radioterapia

Nadyenka Castro | 09/10/2012 12:07
Hospital Universitário pode ser obrigado a reativar tratamento de oncologia. (Foto: Paula Vitorino)
Hospital Universitário pode ser obrigado a reativar tratamento de oncologia. (Foto: Paula Vitorino)

O HU (Hospital Universitário) ainda não foi informado oficialmente sobre o pedido de reativação da radioterapia. De acordo com a assessoria de imprensa, a direção do hospital só irá falar sobre o assunto quando for notificado.

O MPF (Ministério Público Federal) impetrou ação civil pública onde cita a terceirização do tratamento contra o câncer e pede a volta da oferta no HU.

De acordo com o MPF, há quatro anos o HU não oferece tratamento contra o câncer. Por causa disso, está em primeiro lugar numa lista de prioridades no Estado para receber recursos do Ministério da Saúde, dentro do Plano de Expansão da Radioterapia no SUS (Serviço Único da Saúde). No entanto, o nosocômio pediu exclusão da relação.

Diante disso, o MPF pede à Justiça Federal liminar para que haja imediata adesão do hospital ao plano do governo federal e que adote todas as medidas para receber e manter em funcionamento os equipamentos de radioterapia, inclusive contratando os profissionais necessários.

O MPF pede também o estabelecimento de multa diária de R$ 3 mil, caso haja descumprimento da ordem judicial, que deve ser cobrada diretamente da reitora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Célia Maria Silva Correa Oliveira, e do diretor-geral do HU, José Carlos Dorsa Vieira Pontes. Já a União deve manter o HU na lista de prioridades do Plano de Expansão da Radioterapia no SUS.

Os serviços de radioterapia que antes eram oferecidos no HU e na Santa Casa estão terceirizados naClínica NeoRad. Investigação do MPF constatou que o médico Adalberto Abrão Siufi, sócio-proprietário da clínica, é também chefe do serviço de oncologia do HU, supervisor do Programa de Residência Médica em Cancerologia Cirúrgica da UFMS, participa ativamente da direção do Hospital do Câncer e era, até pouco tempo, responsável técnico pelo setor de cirurgia oncológica da Santa Casa.

Nos siga no Google Notícias